Utilizar o navegador de filtros

Para compor várias condições de filtro com OU lógico, clique no ícone Navegação de filtros na barra de filtros. A janela Navegador de filtros aparecerá.

As condições definidas para o filtro aparecerão no Navegador de filtros. Assim que um filtro for definido, você verá uma entrada de filtro em branco na parte inferior desse navegador. Você poderá selecionar essa entrada clicando na palavra "Ou". Depois de selecionar a entrada de filtro em branco, você poderá inserir condições adicionais para o filtro no formulário, condições essas que estarão vinculadas pelo OU lógico às condições definidas anteriormente.

O menu de contexto pode ser chamado para cada entrada no Navegador de filtros. Nessa área, você poderá editar as condições de filtro diretamente como texto. Para verificar se um filtro possui ou não conteúdo, você poderá selecionar as condições de filtro "vazio" (SQL:"Is null") ou "não vazio" (SQL: "Is not null"). Também poderá excluir a entrada utilizando o menu de contexto.

Você pode mover as condições do filtro no Navegador de filtros arrastando e soltando, ou utilizando as teclas +Alt+Seta para cima ou +Alt+Seta para baixo. Para copiar as condições do filtro, arraste-as enquanto pressiona a tecla .

Ao projetar seu formulário, você pode definir a propriedade "Proposta de filtro" para cada caixa de texto na guia Dados da caixa de diálogo Propriedades correspondente. Em pesquisas subsequentes no modo de filtro, você pode selecionar entre todas as informações contidas nesses campos. O conteúdo do campo pode ser selecionado por meio da função Autocompletar. No entanto, observe que essa função requer uma maior quantidade de espaço e de tempo, especialmente quando usada em bancos de dados grandes; portanto, deve ser usada com restrições.

Pesquisar tabelas e documentos de formulário