Criar relatórios

Um relatório é um documento de texto do Writer que pode exibir seus dados com ordem e formatação organizadas. No LibreOffice Base, você tem a escolha de criar o relatório manualmente, usando as técnicas de arrastar e soltar na janela do Editor de relatório, ou de forma semiautomática, ao seguir a sequência de diálogos do Assistente de relatórios.

A lista abaixo fornece informações para decidir pelo método a utilizar com seus dados:

Editor de relatório

Assistente de relatório

Iniciado pelo comando "Criar relatório no editor".

Iniciado pelo comando "Utilizar o assistente para criar um relatório...".

Flexibilidade total para usar cabeçalhos e rodapés de relatório, cabeçalhos e rodapés de páginas, relatórios de múltiplas colunas.

Utiliza um modelo do Writer para gerar um documento de relatório.

Utilize a técnica de arrastar e soltar para posicionar os campos de registro ou outros elementos de edição tais como imagens ou linhas.

Selecione dentre as várias opções para dispor os registros de dados.

Produz uma cópia única e momentânea dos dados. Para ver um relatório atualizado, execute o mesmo relatório de novo para criar um documento do Writer com dados atualizados.

Você pode optar por gerar um relatório estático com dados fixos obtidos no momento da criação do relatório, ou gerar um relatório "dinâmico" com vínculos para obter dados atualizados no instante da abertura do arquivo Base.

Salva o relatório como um documento de texto do Writer. Armazena as informações de criação do relatório dentro do arquivo Base.

Salva o relatório e as informações de criação do relatório dentro do arquivo do Base.

Selecione Abrir no menu de contexto ou clique duas vezes no nome do relatório para criar um novo relatório com dados atualizados.

Selecione Abrir no menu de contexto ou clique duas vezes no nome do relatório para ver de novo os dados estáticos obtidos no momento da criação do seu relatório, ou para criar um novo relatório com dados atualizados. Isso depende da forma como você criou seu relatório (estático / dinâmico), quando você passou pela última página do Assistente de relatórios.

Selecione Editar no menu de contexto de um nome de relatório para abrir a janela do Editor de relatório, com as informações do relatório já carregadas.

Selecione Editar no menu de contexto de um nome de relatório para editar o modelo do Writer usado para criar o relatório.


Criar um novo relatório manualmente no editor

  1. Abra o arquivo de banco de dados onde você quer criar o novo relatório.

  2. No painel do lado esquerdo da janela do banco de dados, clique no ícone Relatórios.

  3. Clique em Criar relatório no editor de relatórios.

  4. Siga as instruções do guia do Editor de relatório.

Criar um relatório com o Assistente de relatórios

  1. Abra o arquivo de banco de dados onde você quer criar o novo relatório.

  2. No painel do lado esquerdo da janela do banco de dados, clique no ícone Relatórios.

  3. Clique em Utilizar o Assistente para criar um relatório.

  4. Siga as etapas do Assistente de relatórios para criar o relatório.