Abrir e salvar arquivos em servidores remotos

Guia do usuário do serviço de arquivos remotos

O LibreOffice pode abrir e salvar arquivos armazenados em servidores remotos. Manter arquivos em servidores remotos permite trabalhar com documentos utilizando mais de um computador. Por exemplo, você pode trabalhar num documento no seu escritório e editá-lo de última hora em casa. Armazenar arquivos em servidores remotos também é uma forma de manter uma cópia de segurança contra perda do computador ou falha no seu disco. Alguns servidores também permitem dar entrada e dar saída nos arquivos, controlando assim o seu uso e acesso.

O LibreOffice suporta mutos servidores de documentos que utilizam protocolos bem conhecidos como FTP, WebDAV, compartilhamento Windows, e SSH. Também suporta serviços populares comerciais como o Google Drive bem como serviços comerciais ou de código aberto que implementam o padrão OASIS CMIS.

Para trabalhar com um serviço de arquivo remoto, deve-se primeiro configurar uma conexão ao arquivo remoto.

Para abrir um arquivo dum serviço remoto

  1. Adote um dos seguintes procedimentos:

  1. Selecione o arquivo e clique em Abrir ou pressione Enter.

A caixa de diálogo Arquivos remotos que aparece em sequência possui várias partes. A lista suspensa superior contém a lista de servidores remotos previamente definidos. A linha abaixo da lista mostra o caminho para acessar a pasta. À esquerda está a estrutura de pastas do usuário no servidor. O painel principal exibe os arquivos da pasta remota.

Dar entrada e dar saída em arquivos

As ações de Verificar saída e Verificar entrada, controlam a atualização do documento e previnem a sobrescrita indesejável num serviço remoto CMIS.

Ao dar saída num documento, este será travado no servidor, impedindo que outros usuários façam mudanças nele. Somente um usuário pode dar saída num documento (travar) por vez. Ao dar entrada no documento ou cancelar sua saída destrava o documento.

Ícone Nota

Não há controles de entrada e saída nos serviços de compartilhamentos Windows, WebDAV, FTP e SSH.


Quando um arquivo dum servidor remoto CMIS é aberto, o LibreOffice exibe um botão de Dar saída na área de mensagens superior. Clique no botão Dar saída para travar o arquivo no servidor e impedir sua edição por outro usuário. Ou então escolha o menu Arquivo - Dar saída.

O LibreOffice cria uma cópia de trabalho do arquivo no servidor (e insere o texto (Cópia de trabalho) no nome do arquivo) quando houver saída de um arquivo. Toda operação de salvar e de editar é feita na cópia de trabalho. Você pode salvar quantas vezes quiser seu arquivo. Quando terminar suas alterações, dê entrada no arquivo no servidor.

Para dar entrada no arquivo, escolha Arquivo - Dar entrada. Uma caixa de diálogo abre para inserir comentários sobre a última edição. Estes comentários são gravados no servidor CMIS para controle de versão. A cópia de trabalho substitui o arquivo existente e seu número de versão é atualizado.

Para cancelar um saída, escolha Arquivo - Cancelar saída. Uma mensagem de aviso informa que as últimas edições serão perdidas. Se confirmado, a versão não é atualizada.

Ícone Aviso

Lembre-se de dar entrada no arquivo ao terminar de usá-lo. Ao não fazê-lo, o arquivo permanece travado e nenhum outro usuário pode modificá-lo.


Para salvar um arquivo em um servidor remoto

  1. Adote um dos seguintes procedimentos:

  1. Na lista Filtro, selecione o formato desejado.

  2. Digite um nome na caixa Nome do arquivo e clique em Salvar.

  3. Ao terminar de trabalhar com o arquivo, dê entrada nele. Escolha Arquivo - Dar entrada.

Propriedades dos arquivos armazenados em servidores CMIS.

Os arquivos armazenados sem servidores CMIS tem propriedades e metadados que não estão disponíveis no armazenamento local. Estes metadados são importantes para os controles e depuração da conexão com o CMIS e na implantação do servidor. Todos os parâmetros são exibidos em modo só leitura.

Escolha a aba Arquivo - Propriedades - CMIS.