Ordenar e agrupar

Na caixa de diálogo Ordenar e agrupar do Editor de relatório, você pode definir os campos que devem ser ordenados no seu relatório e os campos que devem ser mantidos juntos para formar um grupo. Ao agrupar seu relatório por um determinado campo, todos os registros com o mesmo valor deste campo serão mantidos juntos num só grupo.

A caixa de grupo mostra os campos ordenados de cima para baixo. Você pode selecionar qualquer campo e clicar nos botões Para cima ou Para baixo para mover o campo para cima ou para baixo na lista.

A ordenação e o agrupamento serão aplicados conforme a ordem da lista, de cima para baixo.

No padrão, um grupo novo é criado para cada valor diferente de um registro do campo selecionado. Você pode mudar essa propriedade dependendo do tipo do campo:

  1. Para campos do tipo texto, você pode selecionar os caracteres de prefixo e inserir um número n de caracteres na caixa de texto abaixo. Os registros como os n primeiros caracteres idênticos serão agrupados.

  2. Para campos do tipo data ou hora, você pode agrupar os registros pelo mesmo ano, trimestre, mês, semana, dia, hora ou minuto. Você também pode especificar um intervalo para semanas e horas: 2 semanas agrupa dados em quinzenas, 12 horas reúne dados em grupos de meio-dia.

  3. Para campos do tipo Autonumerar, Moeda, ou Número, você deve especificar um intervalo.

Ao especificar manter junto alguns registros na mesma página, você tem três possibilidades:

  1. Não - Os limites da página não serão considerados.

  2. Grupo Completo - imprime o cabeçalho, a seção de detalhes e o rodapé do grupo na mesma página.

  3. Junto com o primeiro detalhe - Imprime o cabeçalho do grupo somente se o primeiro registro do detalhe puder ser impresso na mesma página.