Relações

Esse comando abrirá a janela Design de relação, que permite que você defina as relações entre as várias tabelas de banco de dados.

Aqui você pode vincular tabelas do banco de dados atual por meio de campos de dados em comum. Clique no ícone Nova relação para criar as relações ou simplesmente arraste e solte com o mouse.

Para acessar este comando...

Em uma janela de arquivo de banco de dados, escolha Ferramentas - Relações


Ícone Nota

Essa função só estará disponível se você estiver trabalhando com um banco de dados relacional.


Ao selecionar Ferramentas - Relações, abre-se uma janela na qual são exibidas todas as relações existentes entre as tabelas do banco de dados atual. Se não houver nenhuma relação definida ou se quiser relacionar outras tabelas do banco de dados entre si, clique no ícone Adicionar tabelas. Será exibida a caixa de diálogo Adicionar tabelas, na qual você pode selecionar as tabelas que deseja.

Ícone

Inserir tabelas

Ícone Nota

Se a janela Design da relação estiver aberta, as tabelas selecionadas não poderão ser modificadas, mesmo no modo Design da tabela. Isto garante que as tabelas não sejam alteradas enquanto as relações estiverem sendo criadas.


As tabelas selecionadas são mostradas na área superior da exibição de design. Você pode fechar uma janela da tabela através do menu de contexto ou com a tecla Del (excluir).

Mover tabela e modificar tamanho de tabela

Você pode redimensionar e dispor as tabelas de acordo com as suas preferências. Para mover as tabelas, arraste a borda superior até a posição desejada. Amplie ou reduza o tamanho no qual a tabela será exibida, posicionando o cursor do mouse sobre uma borda ou sobre um canto e arrastando a tabela até o tamanho desejado.

Chave primária e outra chave

Para definir uma relação entre tabelas diferentes, insira uma chave primária que identifique claramente um campo de dados da tabela existente. Você pode fazer referência à chave primária a partir de outras tabelas para acessar os dados dessa tabela. Todos os campos de dados que se referem a essa chave primária serão identificados como uma chave externa.

Todos os campos de dados que se referirem à chave primária serão identificados na janela da tabela por um símbolo de chave pequena.

Definir relações

Todas as relações existentes são mostradas nas janelas de relações por uma linha que conecta os campos primários e outros campos-chave. Você pode adicionar uma relação utilizando o método de arrastar e soltar para soltar o campo de uma tabela sobre o campo da outra tabela. A relação é removida novamente quando se seleciona e pressiona a tecla Delete.

Outra alternativa seria clicar no ícone Nova relação na área superior do campo de relação e definir a relação entre as duas tabelas na caixa de diálogo Relações.

Ícone

Nova relação

Ícone Aviso

Se você utilizar o LibreOffice como o front-end de um banco de dados relacional, a criação e exclusão de relações não serão posicionadas em uma memória intermediária pelo LibreOffice, mas sim encaminhadas diretamente para o banco de dados externo.


Clicando duas vezes em uma linha de conexão, pode-se atribuir certas propriedades à relação. A caixa de diálogo Relações é aberta.