Mais controles

A barra Mais controles abre-se ao clicar no ícone Mais controles na barra de ferramentas Controles de formulário.

Botão giratório

Ícone

Cria um botão giratório.

Se adicionar um botão giratório a uma planilha do Calc, poderá usar a página da guia Dados para criar um vínculo bidirecional entre o botão giratório e uma célula. Dessa forma, quando você alterar o conteúdo de uma célula, o conteúdo do botão giratório será atualizado. Da mesma forma, se você alterar o valor do botão giratório, o conteúdo da célula será atualizado.

Barra de rolagem

Ícone

Cria uma barra de rolagem.

Você pode especificar as seguintes propriedades para uma barra de rolagem:

Nome da interface de usuário

Semânticas

Valor mín. de rolagem

Especifica a altura ou a largura mínima de uma barra de rolagem.

Valor máx. de rolagem

Especifica a altura ou a largura máxima de uma barra de rolagem.

Valor padrão de rolagem

Especifica o valor padrão de uma barra de rolagem, usado quando o formulário é redefinido.

Orientação

Especifica a orientação de uma barra de rolagem, ou seja, horizontal ou vertical.

Pequena alteração

Especifica a distância mínima em que se pode rolar a barra, por exemplo, clicando em uma seta.

Grande alteração

Especifica a distância até onde uma barra de rolagem rolará, por exemplo, quando você clicar entre a miniatura e a seta da barra de rolagem.

Atraso

Especifica o atraso em milissegundos entre os eventos de disparo da barra de rolagem. Por exemplo, o atraso que ocorre quando você clica em um botão de seta na barra de rolagem e mantém o botão do mouse pressionado.

Cor do símbolo

Especifica a cor das setas na barra de rolagem.

Tamanho visível

Especifica o tamanho da miniatura da barra de rolagem em "unidades de valor". Por exemplo "Valor máx. de rolagem" menos "Valor mín. de rolagem" dividido por dois resulta em uma miniatura da barra de rolagem que ocupa metade da barra.

Para que a largura e a altura da barra de rolagem sejam idênticas, defina Tamanho visível como zero.


Em uma planilha do Calc, você pode usar a página da guia Dados para criar um vínculo bidirecional entre uma barra de rolagem e uma célula.

Botão de imagem

Ícone

Cria um botão que será exibido como uma imagem. À parte a representação gráfica, o botão de imagem tem as mesmas propriedades de um botão "normal".

Controle de imagem

Ícone

Cria um controle de imagem. Só pode ser usado para adicionar imagens de um banco de dados. No documento de formulário, para inserir a imagem, clique duas vezes em um desses controles para abrir a caixa de diálogo Inserir figura. Há também um menu de contexto (não no modo de design) com comandos para inserir e excluir a imagem.

É possível exibir imagens de um banco de dados no formulário e inserir novas imagens no banco de dados, desde que o controle de imagem não esteja protegido contra gravação. O controle deve se referir a um campo de banco de dados do tipo da imagem. Portanto, insira o campo de dados na janela de propriedades, na página da guia Dados.

Campo de data

Ícone

Cria um campo de data. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, os valores da data poderão ser adotados a partir do banco de dados.

Se você atribuir a propriedade "Suspensa" ao campo de data, o usuário poderá abrir um calendário para selecionar uma data no campo de data. Isso também se aplica a um campo de data dentro do campo Controle de tabela.

Ícone Dica

Os campos de data podem ser facilmente editados pelo usuário por meio das teclas de seta para cima e de seta para baixo. Dependendo da posição do cursor, pode-se usar as teclas de setas para aumentar ou diminuir o dia, o mês ou o ano.


Comentários específicos em campos de data.

Campo de hora

Ícone

Cria um campo de hora. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, os valores de hora do formulário poderão ser adotados a partir do banco de dados.

Ícone Dica

Os campos de hora podem ser facilmente editados pelo usuário por meio das teclas de seta para cima e de seta para baixo. Dependendo da posição do cursor, pode-se usar as teclas de setas para aumentar as horas, minutos ou segundos.


Seleção de arquivo

Ícone

Cria um botão que permite a seleção de arquivo.

Campo numérico

Ícone

Cria um campo numérico. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, os valores numéricos do formulário poderão ser adotados a partir do banco de dados.

Campo monetário

Ícone

Cria um campo monetário. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, o conteúdo do campo monetário do formulário poderá ser adotado a partir do banco de dados.

Campo de padrão

Ícone

Cria um campo de padrão. Os campos de padrão consistem em uma máscara de edição e em uma máscara literal. A máscara de edição determina quais dados podem ser inseridos. A máscara literal determina o conteúdo do campo de padrão quando o formulário é carregado.

Ícone Nota

Observe que os campos de padrão não são exportados para formato HTML.


Caixa de grupo

Ícone

Cria um quadro para agrupar visualmente vários controles. As caixas de grupo permitem agrupar os botões de opção em um quadro.

Se inserir um quadro de grupo no documento, o Assistente de grupo de elementos será iniciado, permitindo que você crie facilmente um grupo de opções.

Nota: Ao arrastar uma caixa de grupo sobre controles já existentes e quiser selecionar um controle em seguida, terá primeiro de abrir o menu de contexto da caixa de grupo e escolher Dispor - Enviar para trás. Em seguida, selecione o controle enquanto pressiona .

Ícone Nota

As caixas de grupo são utilizadas apenas para efeito visual. É possível agrupar funcionalmente os campos de opção por meio da definição de nome: nas propriedades Nome de todos os campos de opção, insira o mesmo nome para agrupá-los.


Controle de tabela

Ícone

Cria um controle de tabela para exibir uma tabela de banco de dados. Se criar um novo controle de tabela, o Assistente de elementos de tabela aparecerá.

Informações especiais sobre controles de tabelas.

Barra de navegação

Ícone

Cria uma barra de navegação.

A barra de navegação permite que você percorra os registros de um banco de dados ou de um formulário de banco de dados. Os controles dessa barra funcionam da mesma maneira que os da barra de navegação padrão do LibreOffice.