Dados

A página da guia Dados permite que você atribua uma fonte de dados ao controle selecionado.

Para acessar este comando...

Abra o menu de contexto de um elemento de formulário selecionado - escolha a guia Controle - Dados

Abra a barra de ferramentas Controles de formulários ou a barra de ferramentas Design de formulário e clique no ícone Controle da guia Dados


Ícone Nota

Em formulários com vínculos de banco de dados, o banco de dados associado é definido nas Propriedades do Formulário. Você encontrará as funções para isso na guia Dados.


As configurações possíveis na página da guia Dados de um controle dependem do controle correspondente. Você só verá as opções disponíveis para o controle e contexto atuais. Os campos a seguir estão disponíveis:

A cadeia de caracteres vazia é NULL

Define como uma cadeia de caracteres vazia deve ser tratada. Se definida como Sim, uma cadeia de caracteres inserida de tamanho zero será tratada como NULL. Caso contrário, toda cadeia de caracteres inserida será tratada tal qual sem qualquer conversão.

Uma cadeia de caracteres vazia é uma cadeia de tamanho zero (""). Normalmente, um valor NULL não é a mesma coisa que uma cadeia vazia. Em geral, um termo NULL é utilizado para denotar um valor indefinido, desconhecido, ou que "ainda não foi inserido".

Sistemas de banco de dados variam e podem tratar um valor NULL de formas diferentes. Consulte a documentação do banco de dados utilizado.

Campo de dados

Nos formulários de banco de dados, você pode vincular os controles aos campos do banco de dados.

Há várias possibilidades:

  1. Primeiro caso: há somente uma tabela no formulário.

    Em Campo de dados, especifique o campo da tabela da fonte de dados cujo conteúdo você deseja exibir.

  2. Segundo caso: o controle pertence a um subformulário que foi criado pela consulta SQL.

    Em Campo de dados, especifique o campo da instrução SQL cujo conteúdo você deseja exibir.

  1. Terceiro caso: Caixas de Combinação

    No caso de caixas de combinação, o campo da tabela da fonte de dados no qual serão armazenados os valores inseridos ou selecionados pelo usuário é especificado em Campo de Dados. Os valores exibidos na lista da caixa de combinação são baseados na instrução SQL previamente inserida em Conteúdo da lista.

  2. Quarto caso: Caixas de Listagem

    A tabela da fonte de dados não contém os dados a serem exibidos, mas sim uma tabela vinculada à tabela da fonte de dados através de um campo de dados em comum.

    Para fazer com que a caixa de listagem exiba dados a partir de uma tabela vinculada à tabela da fonte de dados atual, em Campo de dados, especifique o campo da tabela da fonte de dados ao qual o conteúdo da caixa de listagem se refere. Ou, especifique o campo do banco de dados que controla a exibição dos dados no formulário. Esse campo de dados oferecerá um vínculo a uma outra tabela se ambas as tabelas puderem ser vinculadas através de um campo de dados comum. Geralmente, esse campo em comum armazena números de identificação exclusivos. O banco de dados, cujo conteúdo é exibido no formulário, é especificado por uma instrução SQL em Conteúdo da lista.

As caixas de listagem funcionam com referências. Elas podem ser implementadas com tabelas vinculadas por instruções SQL (quarto caso) ou por meio de listas de valores:

Referências por meio de tabelas vinculadas (instruções SQL)

Para que uma caixa de listagem exiba dados a partir de uma tabela de banco de dados vinculada por um campo de dados comum à tabela na qual o formulário esteja baseado, é necessário especificar o campo de vínculo da tabela do formulário em Campo de dados.

O vínculo é criado com uma instrução SQL SELECT, que, se você tiver selecionado "SQL" ou "SQL Nativo", estará especificada em Tipo de conteúdo da lista no campo Conteúdo da lista. Por exemplo, uma tabela "Orders" (Pedidos) está vinculada ao controle de formulário atual e no banco de dados uma tabela "Customers" (Clientes) está vinculada à tabela "Orders" (Pedidos). Você pode utilizar uma instrução SQL como segue:

SELECT CustomerName, CustomerNo FROM Customers,

no qual "CustomerName" (NomeCliente) corresponde ao campo de dados a partir da tabela vinculada "Customers", e "CustomerNo" (NúmCliente) é o campo da tabela "Customers" que está vinculado ao campo da tabela de formulário "Orders", especificada em Campos de dados.

Referências Utilizando Listas de Valores

Nas caixas de listagem, você pode utilizar listas de valores. Listas de valores são listas que definem os valores de referência. Desse modo, o controle no formulário não exibe diretamente o conteúdo de um campo do banco de dados, mas sim os valores atribuídos na lista de valores.

Se você trabalhar com os valores de referência de uma lista de valores, não verá o conteúdo do campo de dados que especificou em Campo de Dados no formulário, mas sim os valores atribuídos a ele. Se você tiver escolhido "Lista de Valores" na guia Dados em Tipo do conteúdo da lista e atribuído um valor de referência às entradas da lista visíveis no formulário em Entradas da lista (na guia Geral), os valores de referência serão comparados ao conteúdo dos dados do campo de dados determinado. Se uma referência de valor corresponder ao conteúdo de um campo de dados, as entradas da lista associadas serão exibidas no formulário.

Campo de ligação

Ícone Nota

Se você excluir o conteúdo da célula do campo de ligação no navegador de propriedades, o primeiro campo do conjunto de resultados será usado para exibir e trocar dados.


Essa propriedade para caixas de listagem define qual campo de dados da tabela será exibido no formulário.

Se uma caixa de listagem do formulário tiver de exibir o conteúdo de uma tabela vinculada à tabela do formulário, defina no campo Tipo de conteúdo da lista se a exibição será determinada por um comando SQL ou se a tabela (vinculada) será acessada. Com a propriedade Campo de ligação, você usa um índice para especificar a qual campo de dados da consulta ou da tabela o campo de lista está vinculado.

Ícone Nota

A propriedade Campo de ligação serve apenas para formulários que acessam mais de uma tabela. Se o formulário for baseado em apenas uma tabela, o campo a ser exibido no formulário será especificado diretamente em Campo de dados. No entanto, se você desejar que a caixa de listagem exiba dados a partir de uma tabela que esteja vinculada à tabela atual por um campo de dados comum, o campo de dados vinculado será definido pela propriedadeCampo de ligação.


Se você selecionar "SQL" em Tipo de conteúdo da lista, o comando SQL determinará o índice a ser especificado. Exemplo: para especificar um comando SQL como "SELECT Field1, Field2 FROM tablename" em Conteúdo da lista, consulte a tabela a seguir:

Campo de ligação

Vincular

-1

O índice da entrada selecionada na lista está vinculado ao campo especificado em Campo de dados.

{vazio} ou 0

O campo de banco de dados "Field1" será vinculado ao campo especificado em Campo de dados.

1

O campo de banco de dados "Field2" será vinculado ao campo especificado em Campo de dados.


Se você selecionou "Tabela" em Tipo do conteúdo da lista, a estrutura da tabela definirá o índice a ser especificado. Exemplo: caso tenha sido selecionada uma tabela de banco de dados em Conteúdo da lista, consulte a tabela a seguir:

Campo de ligação

Vincular

-1

O índice da entrada selecionada na lista está vinculado ao campo especificado em Campo de dados.

{vazio} ou 0

A 1ª coluna da tabela será vinculada ao campo especificado em Campo de dados.

1

A 2ª coluna da tabela será vinculada ao campo especificado em Campo de dados.

2

A 3ª coluna da tabela será vinculada ao campo especificado em Campo de dados.


Conteúdo da célula vinculada

Selecione o modo de vinculação de uma caixa de listagem com uma célula vinculada em uma planilha.

  1. Conteúdo vinculado: sincronize o conteúdo do texto da entrada da caixa de listagem selecionada com o conteúdo da célula. Escolher "A entrada selecionada"

  2. Posição de seleção vinculada: a posição do único item selecionado na caixa de listagem está sincronizada com o valor numérico da célula. Escolher "Posição da entrada selecionada"

Conteúdo da lista

Com formulários de bancos de dados, especifica a fonte de dados do conteúdo da lista do elemento de formulário. Este campo pode ser usado para definir uma lista de valores para documentos sem uma conexão de banco de dados.

No caso de formulários de banco de dados, a fonte do banco de dados determina as entradas da caixa de combinação ou de listagem. Dependendo do tipo selecionado, você poderá escolher dentre diferentes fontes de dados em Conteúdo da lista, desde que esses objetos existam no banco de dados. Todos os objetos de banco de dados disponíveis do tipo selecionado em Tipo do conteúdo da lista são oferecidos aqui. Se a exibição de um controle for controlada por um comando SQL, a instrução SQL será inserida aqui.

Exemplos de instruções SQL:

Nas caixas de listagem, a instrução SQL pode ter a seguinte forma:

SELECT field1, field2 FROM table,

Aqui, "table" se refere à tabela cujos dados são exibidos na lista do controle (tabela de listagem). "field1" se refere ao campo de dados que define as entradas visíveis no formulário; seu conteúdo é exibido na caixa de listagem. "field2" se refere ao campo da tabela de listagem que está vinculado à tabela do formulário (tabela de valores) por meio do campo especificado em Campo de Dados se Campo de ligação = 1 tiver sido selecionado.

Nas caixas de combinação, uma instrução SQL pode ter a seguinte forma:

SELECT DISTINCT field FROM table,

Aqui, "field" se refere a um campo de dados da tabela de listagem "table" cujo conteúdo é exibido na lista da caixa de combinação.

Listas de valores para documentos HTML

No caso de formulários HTML, você pode inserir uma lista de valores em Conteúdo da lista. Selecione a opção "Lista de Valores" em Tipo de conteúdo da lista. Os valores inseridos aqui não estarão visíveis no formulário e serão utilizados para atribuir valores às entradas visíveis. As entradas feitas em Conteúdo da lista correspondem à tag HTML <OPTION VALUE=...>.

Durante a transferência de dados de uma entrada selecionada a partir de uma caixa de listagem ou de combinação, tanto a lista dos valores exibidos no formulário (inserida na guia Geral em Entradas da lista) quanto a lista de valores (inserida na guia Dados em Conteúdo da lista) serão consideradas: se houver um texto (preenchido) na posição selecionada na lista de valores (<OPTION VALUE=...>), ele será transmitido. Caso contrário, será enviado o texto exibido no controle (<OPTION>).

Se você desejar que a lista de valores tenha uma cadeia de caracteres vazia, insira o valor "$$$empty$$$" em Conteúdo da lista na posição correspondente (observe as maiúsculas/minúsculas). O LibreOffice interpreta essa entrada como uma cadeia de caracteres vazia e a atribui à entrada da lista correspondente.

As tabelas a seguir mostram as conexões entre HTML, JavaScript e o campo Conteúdo da lista do LibreOffice, utilizando um exemplo da caixa de listagem chamada "ListBox1". Nesse caso, "Item" designa uma entrada de lista visível no formulário:

Tag HTML

JavaScript

Entrada na lista de valores do controle (Conteúdo da lista)

Dados transmitidos

<OPTION>Item

Não é permitido

""

...a entrada da lista visível ("ListBox1=Item")

<OPTION VALUE="Value">Item

ListBox1.options[0].value="Value"

"Valor"

O valor atribuído à lista ("ListBox1=Value")

<OPTION VALUE="">Item

ListBox1.options[0].value=""

"$$$empty$$$"

Uma cadeia de caracteres vazia ("ListBox1=")


Célula vinculada

Especifica a referência a uma célula vinculada em uma planilha. O estado de conexão e o conteúdo do controle estão vinculados ao conteúdo da célula. As tabelas a seguir listam os controles e o tipo de vínculo correspondente:

Caixa de seleção com célula vinculada

Ação

Resultado

Marque a caixa de seleção

O valor TRUE é inserido na célula vinculada

Desmarque a caixa de seleção

O valor FALSE é inserido na célula vinculada

A caixa de seleção com três estados está definida com o estado "indeterminado"

#NV é inserido na célula vinculada

Insira um número ou uma fórmula que retorne um número na célula vinculada

Se for inserido o valor TRUE ou diferente de 0: a caixa de seleção será marcada
Se for inserido o valor FALSE ou 0: a caixa de seleção será desmarcada

Limpe a célula vinculada ou insira um texto ou uma fórmula que retorne um texto ou um erro

A caixa de seleção estará definida com o estado "indeterminado" se for uma caixa com três estados; caso contrário, estará desmarcada.

Marque a caixa. A caixa Valor de referência contém texto.

O texto da caixa Valor de referência será copiado na célula.

Desmarque a caixa. A caixa Valor de referência contém texto.

Uma cadeia vazia é copiada na célula.

A caixa Valor de referência contém texto. Insira o mesmo texto na célula.

A caixa de seleção está marcada.

A caixa Valor de referência contém texto. Insira outro texto na célula.

A caixa de seleção está desmarcada.


Botão de opção com célula vinculada

Ação

Resultado

Selecione o botão de opção

O valor TRUE é inserido na célula vinculada

Para desmarcar um botão de opção, selecione outro

O valor FALSE é inserido na célula vinculada

Insira um número ou uma fórmula que retorne um número na célula vinculada

Se for inserido o valor TRUE ou não 0: o botão de opção será selecionado
Se for inserido o valor FALSE ou 0: o botão de opção será desmarcado

Limpe a célula vinculada ou insira um texto ou uma fórmula que retorne um texto ou um erro

O botão de opção não está selecionado

Clique no botão de opção. A caixa Valor de referência contém texto.

O texto da caixa Valor de referência será copiado na célula.

Clique em outro botão de opção do mesmo grupo. A caixa Valor de referência contém texto.

Uma cadeia vazia é copiada na célula.

A caixa Valor de referência contém texto. Insira o mesmo texto na célula.

O botão de opção está selecionado.

A caixa Valor de referência contém texto. Insira outro texto na célula.

O botão de opção está desmarcado.


Caixa de texto com célula vinculada

Ação

Resultado

Insira o texto na caixa de texto

O texto está copiado na célula vinculada

Desmarque a caixa de texto

A célula vinculada é apagada

Insira o texto ou um número na célula vinculada

O texto ou o número é copiado na caixa de texto

Insira uma fórmula na célula vinculada

O resultado da fórmula é copiado na caixa de texto

Limpe a célula vinculada

A caixa de texto está desmarcada


Campo numérico e campo formatado com célula vinculada

Ação

Resultado

Insira um número no campo

O número está copiado na célula vinculada

Limpe o campo

O valor 0 está definido na célula vinculada

Insira um número ou uma fórmula que retorne um número na célula vinculada

O número é copiado no campo

Limpe a célula vinculada ou insira um texto ou uma fórmula que retorne um texto ou um erro

O valor 0 está definido no campo


Caixa de listagem com célula vinculada

As caixas de listagem oferecem suporte a dois tipos diferentes de vinculação. Consulte a propriedade "Conteúdo da célula vinculada".

  1. Conteúdo vinculado: sincronize o conteúdo de texto da entrada da caixa de listagem selecionada com o da célula.

  2. Posição de seleção vinculada: a posição do único item selecionado na caixa de listagem está sincronizada com o valor numérico da célula.

Ação

Resultado

Selecione um único item da lista

O conteúdo está vinculado: o texto do item está copiado na célula vinculada.

A seleção está vinculada: a posição do item selecionado está copiada na célula vinculada. Por exemplo, se o terceiro item for selecionado, o número 3 será copiado.

Selecione vários itens da lista

#NV é inserido na célula vinculada

Desmarcar todos os itens da lista selecionados

O conteúdo está vinculado: a célula vinculada é apagada

A seleção está vinculada: o valor 0 é inserido na célula vinculada

Insira um texto ou um número na célula vinculada

O conteúdo está vinculado: localize e selecione um item de lista idêntico

A seleção está vinculada: o item de lista na posição especificada (começando com 1 para o primeiro item) é selecionado. Caso ele não seja encontrado, todos os itens serão desmarcados.

Insira uma fórmula na célula vinculada

Localize e selecione um item de lista que corresponda ao resultado da fórmula e ao modo de vinculação

Limpe a célula vinculada

Desmarque todos os itens da caixa de listagem

Altere o conteúdo do intervalo de origem da lista

Os itens da caixa de listagem são atualizados de acordo com a alteração e a seleção é preservada. Isso pode fazer com que a célula vinculada seja atualizada.


Caixa de combinação com célula vinculada

Ação

Resultado

Insira o texto no campo de edição da caixa de combinação ou selecione uma entrada na lista suspensa

O texto está copiado na célula vinculada

Limpe o campo de edição da caixa de combinação

A célula vinculada é apagada

Insira um texto ou um número na célula vinculada

O texto ou o número é copiado no campo de edição da caixa de combinação

Insira uma fórmula na célula vinculada

O resultado da fórmula é copiado no campo de edição da caixa de combinação

Limpe a célula vinculada

O campo de edição da caixa de combinação está desmarcado

Altere o conteúdo do intervalo de origem da lista

Os itens da caixa de listagem suspensa são atualizados de acordo com a alteração. O campo de edição da caixa de combinação e a célula vinculada não são alterados.


Intervalo de células de origem

Insira um intervalo de células que contenha as entradas de uma caixa de listagem ou de uma caixa de combinação em uma planilha . Se você inserir um intervalo que contenha várias colunas, somente o conteúdo da primeira coluna à esquerda será usado para preencher o controle.

Proposta de filtro

Ao projetar seu formulário, você pode definir a propriedade "Proposta de filtro" para cada caixa de texto na guia Dados da caixa de diálogo Propriedades correspondente. Em pesquisas subsequentes no modo de filtro, você pode selecionar entre todas as informações contidas nesses campos. O conteúdo do campo pode ser selecionado por meio da função Autocompletar. No entanto, observe que essa função requer uma maior quantidade de espaço e de tempo, especialmente quando usada em bancos de dados grandes; portanto, deve ser usada com restrições.

Tipo de conteúdo da lista

Determina os dados com os quais preencher as listas nas caixas de combinação e de listagem.

Com a opção "Lista de valores", todas as entradas inseridas no campo Entradas da lista da guia Geral aparecem no controle. Em formulários de bancos de dados, você pode usar valores de referência (consulte a seção Referências utilizando listas de valores).

Se o conteúdo do controle for lido a partir de um banco de dados, você poderá determinar o tipo da fonte de dados com as outras opções. Por exemplo, você pode escolher entre tabelas e consultas.

Valor de referência (ativado)

Você pode atribuir um valor de referência aos botões de opção e caixas de seleção, que será remetido a um servidor quando o formulário for enviado. Nos formulários de banco de dados, o valor inserido aqui será gravado no banco de dados atribuído ao campo de controle.

Valores de referência para formulários da Web

Os valores de referência são úteis quando você projeta um formulário da Web e precisa enviar ao servidor as informações sobre o status do controle. Se o usuário clicar no controle, o valor de referência correspondente será enviado ao servidor.

Por exemplo, se você tiver dois campos de controle para as opções "feminino" e "masculino" e atribuir o valor de referência 1 para o campo "feminino" e o valor 2 para o "masculino", o valor 1 será transmitido ao servidor quando o usuário clicar no campo "feminino" e o valor 2 será transmitido quando ele clicar em "masculino".

Valores de referência para formulários de banco de dados

No caso de formulários de banco de dados, você também pode caracterizar o status de uma opção ou caixa de seleção pelo valor de referência e armazená-lo no banco de dados. Se você tiver um conjunto de três opções (por exemplo, "em andamento", "concluído" e "reenvio") com os respectivos valores de referência ("ToDo", "OK" e "REV"), esses valores de referência serão exibidos no banco de dados quando o usuário clicar na opção correspondente.

Valor de referência (desativado)

As caixas de seleção e os botões de opção nas planilhas podem ser vinculados a células no documento atual. Se o controle estiver ativado, o valor que você inserir em Valor de referência (ativado) será copiado na célula. Se o controle estiver desativado, o valor em Valor de referência (desativado) será copiado para a célula.