Controles de formulários

O ícone Controles de formulários abre uma barra de ferramentas com as ferramentas necessárias para criar um formulário interativo. Você pode usá-la para adicionar controles a um formulário dentro de texto, planilha, apresentação ou de um documento HTML, por exemplo, um botão que execute uma macro.

Para acessar este comando...

Selecione Exibir - Barras de ferramentas - Controles de formulário.

Ícone na barra de ferramentas Inserir (pode ser necessário tornar este ícone visível)

Ícone

Controles de formulários


Ícone Nota

Os documentos de formulários XML (XForms) utilizam o mesmo conjunto de controles.


Para criar um formulário, abra um documento e use a barra de ferramentas Controles de formulário para adicionar e definir controles de formulário. Se desejar, também poderá vincular o formulário a um banco de dados, de modo que possa usar os controles para manipular esse banco de dados.

Ao criar um formulário em um documento HTML, você pode usar o formulário para enviar dados pela Internet.

Ícone Nota

O LibreOffice somente exporta as propriedades dos formulários que tem suporte à versão do HTML escolhida. Para especificar a versão do HTML, selecione - Carregar / Salvar - Compatibilidade com HTML.


Para adicionar um controle a um documento

  1. Na barra de ferramentas Controles de formulários, clique no ícone do controle que deseja adicionar.

  2. No documento, arraste para criar o controle.

    Para criar um campo de controle quadrado, pressione a tecla Shift ao arrastar.

Ícone Dica

Para adicionar um campo da lista de campos de uma tabela ou consulta a um formulário, arraste uma célula para dentro do formulário. Em um documento de texto, você também pode arrastar o cabeçalho de uma coluna para adicionar um campo a um formulário. Para incluir um rótulo para um campo, mantenha pressionadas as teclas +Shift ao arrastar um cabeçalho de coluna.


Modificar um controle

  1. Clique com o botão da direita no controle e escolha Controles. Uma caixa de diálogo abrirá para definir as propriedades do controle.

  2. Para especificar uma tecla de atalho para um controle, adicione um til (~) na frente do caractere no rótulo deste controle.

  3. Você pode arrastar e soltar controles de um documento para outro. Você também pode copiá-los e colá-los no novo documento. Ao inserir o controle em outro documento, o LibreOffice analisa a fonte de dados, o tipo de conteúdo e as propriedades do conteúdo do controle de forma que o controle se ajustará à estrutura lógica do documento de destino. Por exemplo, um controle que mostra o conteúdo do catálogo de endereços continuará a exibir esse conteúdo depois que for copiado para um outro documento. Você pode ver essas propriedades na guia Dados da caixa de diálogo Propriedades do formulário.

Selecionar

Ícone

Este ícone alterna o ponteiro do mouse para o modo de seleção ou desativa esse modo. O modo de seleção é utilizado para selecionar os controles do formulário atual.

Ativar/Desativar modo de design

Ativa ou desativa o modo de design. Esta função é usada para alternar rapidamente entre os modos de design e de usuário. Ative-a para editar os controles de formulário e desative-a para usar os controles de formulário.

Ícone

Ativar/Desativar modo de design

Propriedades de controle

Abre uma caixa de diálogo que permite editar as propriedades de um controle selecionado.

Ícone

Controle

Propriedades do formulário

Nesta caixa de diálogo, você pode especificar, entre outras coisas, a fonte de dados e os eventos de todo o formulário.

Ícone

Formulário

Caixa de seleção

Ícone

Cria uma caixa de seleção. As caixas de seleção permitem que ative ou desative uma função no formulário.

Caixa de texto

Ícone

Cria uma caixa de texto. As caixas de texto são campos em que o usuário pode inserir texto. Em um formulário, as caixas de texto exibem os dados ou permitem inserir uma nova entrada de dados.

Campo formatado

Ícone

Cria um campo formatado. O campo formatado consiste em uma caixa de texto na qual você pode definir como as entradas e saídas serão formatadas e quais valores de limitação aplicar.

Um campo formatado tem propriedades especiais de controle (escolha Formatar - Controle).

Botão de ação

Ícone

Cria um botão de ação. Esta função pode ser utilizada para executar um comando para um evento definido, como um clique do mouse.

Você pode aplicar texto e figuras a esses botões.

Botão de opção

Ícone

Cria um botão de opções. Os botões de opção permitem que o usuário escolha uma de várias opções. Os botões de opção com a mesma funcionalidade possuem o mesmo nome (propriedade Nome). Normalmente, eles fazem parte de uma mesma caixa de grupo.

Caixa de listagem

Ícone

Cria uma caixa de listagem. Uma caixa de listagem permite selecionar uma entrada a partir de uma lista. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados e a conexão de banco de dados estiver ativa, o Assistente de caixa de listagem aparecerá automaticamente depois que inserir a caixa de listagem no documento. Ele ajuda a criar a caixa de listagem.

Caixa de combinação

Ícone

Cria uma caixa de combinação. Uma caixa de combinação é uma caixa de listagem de uma linha com uma lista suspensa na qual os usuários escolhem uma opção. Você pode atribuir a propriedade "somente leitura" à caixa de combinação, de modo que os usuários não possam inserir entradas diferentes das encontradas na lista. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados e a conexão de banco de dados estiver ativa, o Assistente de caixa de combinação aparecerá automaticamente depois que inserir a caixa de combinação no documento.

Campo de rótulo

Ícone

Cria um campo para exibição de texto. Esses rótulos são somente para exibição de texto predefinido. Não é possível fazer entradas nesses campos.

Mais controles

Abre a barra de ferramentas Mais controles.

Design de formulário

Abre a barra de ferramentas Design de formulário.

Ativar/Desativar assistentes

Ícone

Ativa e desativa os assistentes automáticos de controles de formulários.

Estes Assistentes ajudam a inserir as propriedades de caixas de listagem, de controles de tabelas e de outros controles.

Comandos do menu de contexto