Utilizar a barra de abas

A barra de abasé uma nova forma de exibir comandos para uma utilização mais ágil

Ícone Aviso

Este recurso é experimental e pode produzir erros ou se comportar de forma imprevisível. Para ativá-lo mesmo assim, selecione → LibreOffice → Avançado e marque a caixa Ativar funcionalidades experimentais.


Por padrão, os comandos LibreOffice são agrupados em menus em cascata e em barras de ferramentas preenchidas com ícones.

A barra de abas mostra uma forma diferente de organizar controles e ícones do que uma coleção de filas de ícones, exibindo grupos contextuais de comandos e conteúdos.

Com a barra de abas, comandos frequentemente utilizados são agrupados em um arranjo que torna mais ágil o seu acesso, evitando extensas navegações em menus e a busca de ícones de comandos nas barras de ferramentas.

A barra de abas é disponível no Writer, Calc e Impress. A interface de usuário tem agora vários leiautes disponíveis. Duas entradas no menu Exibir controlam a barra de abas: Leiaute das barras de ferramentas e Barra de abas.

Para acessar este comando...

Escolha o menu Exibir - Leiaute das barras de ferramentas - Barra de abas


Disposição da interface do usuário

As entradas de disposição de barras de ferramentas definem quais elementos da interface de usuário estão visíveis. As disposições disponíveis são:

Quando o usuário ativa barras de ferramentas adicionais, elas serão salvas no perfil do usuário. Portanto, ao retornar no modo de barra de abas, todas as barras de ferramentas visíveis antes serão mostradas de novo.

Modos de barra de abas disponíveis

Ícone Nota

No modo de abas, a barra de menus é oculta por padrão. Para exibir a barra de menu, selecione o ícone "≡" em cima à esquerda da janela e escolha Barra de menus.


Ícone Dica

O tamanho dos ícones da barra de abas pode ser ajustado na lista suspensa Ferramentas - Opções - LibreOffice - Exibir - Barra de abas.


Ícone Nota

A barra de abas não pode ser personalizada.


Ícone Aviso

A atual implementação (LibreOffice 6.1) da barra de abas é comum aos módulos Writer, Calc e Impress. Uma mudança na barra de abas de um módulo afeta a barra de abas dos demais.