Ortografia e gramática

Verifica o documento ou o texto selecionado em busca de erros de ortografia. Se uma extensão de correção gramatical estiver instalada, a caixa de diálogo também verifica erros gramaticais.

Para acessar este comando...

Escolha Ferramentas - Ortografia e gramática.

Tecla F7

Na barra de ferramentas Padrão, clique em

Ícone

Ortografia


Verificar ortografia e gramática

A verificação ortográfica tem início na posição atual do cursor e se estende até o fim do documento ou da seleção. Você pode então escolher continuar a verificação ortográfica a partir do início do documento.

O verificador ortográfico procura palavras com erros de grafia e dá a opção de adicionar uma palavra desconhecida a um dicionário de usuário. Quando a primeira palavra com erro ortográfico é encontrada, a caixa de diálogo Verificação ortográfica é aberta.

Se uma extensão de correção gramatical estiver instalada, esta caixa de diálogo será chamada de Ortografia e gramática. Erros de ortografia serão sublinhados em vermelho e os erros gramaticais em azul. Primeiro, a caixa de diálogo apresenta todos os erros de ortografia e então todos os erros gramaticais.

Ative Verificar gramática para trabalhar primeiro em todos os erros de ortografia e depois nos erros gramaticais.

Inexistente no dicionário

A palavra com erro ortográfico será exibida realçada na frase. Edite a palavra ou a frase, ou clique numa das sugestões na caixa de texto abaixo.

Sugestões

Mostra uma lista das palavras sugeridas para substituir a palavra incorreta. Selecione a palavra que pretende utilizar e clique em Corrigir ou Corrigir tudo.

Idioma do texto

Especifica o idioma que será utilizado na verificação ortográfica.

Se a verificação ortográfica estiver ativada para determinado idioma, haverá uma marca de seleção ao lado da entrada desse idioma.

Opções

Abre a caixa de diálogo, onde você pode selecionar dicionários definidos pelo usuário e definir as regras para a correção ortográfica.

Adicionar ao dicionário

Adiciona a palavra desconhecida a um dicionário definido pelo usuário.

Ignorar

Ignora a palavra desconhecida e continua com a verificação ortográfica.

Ícone Nota

O rótulo desse botão será alterado para Continuar se você deixar a caixa de diálogo Verificação ortográfica aberta quando retornar ao documento. Para retomar a verificação a partir da posição atual do cursor, clique em Continuar.


Ignorar sempre

Omite todas as ocorrências da palavra desconhecida até o fim da sessão atual do LibreOffice e continua com a verificação ortográfica.

Corrigir

Substitui a palavra desconhecida pela sugestão atual. Se efetuou alterações para além da palavra com erros ortográficos, toda a frase será substituída.

Corrigir tudo

Substitui todas as ocorrências da palavra desconhecida pela sugestão atual.

Desfazer

Clique para desfazer a última alteração na sentença atual. Clique de novo para desfazer a alteração anterior na mesma sentença.