Anotação

Insere uma anotação ao redor do texto selecionado ou na posição atual do cursor.

Para acessar este comando...

Escolha Inserir - Anotação


Inserir anotações

No Writer, o comando Inserir - Anotação ou a combinação de teclas +C insere uma anotação na posição atual do cursor. Uma caixa de anotação será mostrada na margem da página, para digitar sua anotação. Uma linha conecta a âncora à caixa de anotação. Se um trecho for selecionado, a anotação estará anexada ao trecho.

No Calc, Draw, e Impress, o comando Inserir - Anotação insere uma anotação.

O nome do autor e a data e hora da criação desta anotação aparece embaixo da caixa da anotação.

As anotações feitas por autores diferentes terão cores diferentes. Selecione → LibreOffice → Dados do usuário para inserir seu nome de forma que possa aparecer como autor da anotação.

Editar anotações

Todo usuário com permissão de escrita no documento de texto pode editar e excluir anotações de todos os demais autores.

A caixa de anotação contém um ícone com uma seta para baixo. Clique no ícone para abrir um menu com alguns comandos para excluir anotações.

Escolha um comando para excluir a anotação atual, ou todas as anotações do mesmo autor da anotação atual, ou todas as anotações do documento.

Se a anotação foi escrita por outro autor, haverá um comando de Responder no menu de contexto. Esse comando insere uma nova anotação adjacente à anotação que deseja responder. A âncora da anotação será a mesma para ambas as anotações. Digite o texto de sua resposta na nova anotação. Salve e envie seu documento para os demais autores, que poderão adicionar respostas também.

Utilize Exibir - Anotações para mostrar ou ocultar todas as anotações.

Na caixa de diálogo Localizar e substituir, você pode selecionar para incluir os textos das anotações em suas pesquisas.

Navegar de anotação em anotação em documentos de texto

Quando o cursor estiver dentro de uma anotação, pressione +Page Down para saltar para a próxima anotação, ou pressione +Page Up para saltar para a anotação anterior.

Quando o cursor estiver dentro do texto normal, pressione as teclas mencionadas acima para saltar para a próxima âncora ou âncora anterior de anotação. Você também pode utilizar a pequena janela de Navegação embaixo da barra de rolagem vertical para saltar de uma anotação para a próxima.

Ícone Dica

Você também pode abrir o Navegador para ver a lista de todas as anotações. Clique com o botão direito do mouse no nome da anotação no Navegador para editar ou excluir a anotação.


Imprimir anotações

Para alterar a opção de impressão das anotações em todos seus documentos, acione o menu Ferramentas - Opções - LibreOffice Writer - Imprimir.

Anotações em planilhas

Ao anexar uma anotação a uma célula, um texto explicativo aparece para você inserir seu texto. Um pequeno quadrado no canto superior direito da célula marca a posição de uma anotação. Para exibir a anotação permanentemente, clique com o botão da direita na célula e escolha Mostrar anotação.

Para alterar as propriedades de objeto da anotação, por exemplo a cor do plano de fundo, escolha Mostrar anotação como acima e clique com o botão da direita na anotação (não faça um clique duplo no texto).

Para editar uma anotação mostrada, clique duas vezes no texto da anotação. Para editar uma anotação que não é mostrada permanentemente, clique com o botão direito do mouse na célula da anotação e escolha Editar - Anotação. Para especificar a formatação do texto da anotação, clique com o botão direito do mouse no texto no modo de edição.

Para alterar a posição ou tamanho de uma anotação, arraste a borda ou o canto da anotação.

Para excluir uma anotação, clique com o botão da direita na célula e escolha Excluir anotação.

Você também pode clicar com o botão da direita no nome da anotação na janela do Navegador para escolher algumas funções de edição.

Para definir as opções de impressão para anotações em seu documento de planilha, escolha Formatar - Página, e clique na guia Planilha.

Ícone Nota

No Impress, você pode escolher utilizar a exibição de Notas para escrever uma página de anotações para cada slide. Além disso, você pode inserir comentários nos seus slides.