Botões utilizados com frequência

Cancelar

Clicar em Cancelar fecha a caixa de diálogo sem salvar as alterações.

Concluir

Efetua todas as alterações e fecha o assistente.

Barras de ferramentas

Clicar na seta ao lado de alguns ícones abrirá uma barra de ferramentas. Para mover a barra de ferramentas, arraste a barra de título. Ao soltar o botão do mouse, a barra de ferramentas permanecerá na nova posição. Arraste a barra de título para outra posição ou arraste-a até a borda da janela, onde a barra de ferramentas se encaixará. Para fechar a barra de ferramentas, clique no ícone Fechar janela. Para exibir novamente a barra de ferramentas, escolha Exibir - Barras de ferramentas - (nome da barra de ferramentas).

Botão giratório

  1. Nos controles do formulário, um botão giratório é uma propriedade de um campo numérico, monetário, de data, ou campo de hora. Se a propriedade "Botão giratório" estiver ativada, o campo mostra um par de símbolos com setas apontando para direções opostas, tanto na vertical, quanto na horizontal.

  2. Na IDE do Basic, um botão giratório é o nome usado para campos numéricos junto com os dois símbolos de seta.

Você pode digitar um valor numérico no botão giratório ou selecionar o valor por meio dos ícones de seta para cima e de seta para baixo no botão. No teclado, utilize as teclas de seta para cima ou para baixo para aumentar ou reduzir o valor no botão giratório. Pressione (Page up) e (Page down) para ir até os valores máximo e mínimo.

Se o botão giratório definir valores numéricos, você também pode definir uma unidade de medida, por exemplo, 1 cm ou 5 mm, 12 pt ou 2".

Converter

Ao clicar para avançar na caixa de diálogo, esse botão será denominado Avançar. Na última página, o botão assumirá o nome Converter. Para realizar a conversão, clique nesse botão.

Menu de contexto

Para ativar o menu de contexto de um objeto, primeiramente clique com o botão do mouse no objeto para selecioná-lo e, em seguida, . É possível chamar alguns menus de contexto mesmo sem selecionar o objeto. Os menus de contexto são encontrados em praticamente todo o LibreOffice.

Excluir

Exclui o(s) elemento(s) selecionado(s) após a confirmação.

Excluir

Exclui o(s) elemento(s) selecionado(s) sem solicitar uma confirmação.

Métricas

Você pode usar diferentes unidades de medida para inserir valores nos campos de entrada. A unidade padrão é polegadas. No entanto, se quiser um espaço com exatamente 1 cm, digite "1 cm". Existem várias unidades disponíveis de acordo com o contexto, por exemplo, 12 pt para um espaçamento de 12 pontos. Se o valor da nova unidade não for apropriado ao contexto, o programa usará um valor máximo ou mínimo predefinido.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo e salva todas as alterações.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo.

Aplicar

Aplica os valores modificados ou selecionados sem fechar a caixa de diálogo.

Encolher / Maximizar

Clique no ícone Encolher para reduzir a caixa de diálogo ao tamanho do campo de entrada. Com isso, será mais fácil marcar a referência desejada na planilha. Os ícones serão convertidos automaticamente no ícone Maximizar. Clique nele para restaurar o tamanho original da caixa de diálogo.

A caixa de diálogo será automaticamente minimizada quando você clicar com um mouse em uma planilha. Assim que você soltar o botão do mouse, a caixa de diálogo será restaurada e o intervalo definido com o mouse será realçado no documento por uma moldura azul.

Ícone

Encolher

Ícone

Maximizar

Campo de visualização

Exibe uma visualização da seleção atual.

Avançar

Clique no botão Avançar, e o Assistente utilizará as definições da caixa de diálogo atual e passará para a próxima etapa. Na última etapa, esse botão se transforma no botão Criar.

Botões da caixa de diálogo

Redefinir

Redefine os valores modificados para os seus valores padrão.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo e descarta todas as alterações.

OK

Salva todas as alterações e fecha a caixa de diálogo.

Redefinir

Redefine as alterações feitas na aba ativa para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

Redefinir

Desfaz as alterações feitas na guia atual, retornando as definições para aquelas usadas quando a caixa de diálogo foi aberta. Nenhuma solicitação de confirmação aparecerá ao fechar a caixa de diálogo.

Redefinir

Retorna os valores modificados aos seus valores padrão.

Ícone Aviso

Não aparecerá nenhum pedido de confirmação. Ao confirmar com OK, todas as configurações nessa caixa serão redefinidas.


Padrão

Substitui os valores da caixa de diálogo pelos valores padrão de instalação.

Ícone Aviso

Não aparecerá nenhuma mensagem de confirmação antes de recarregar os valores padrão.


Voltar

Apresenta as escolhas na caixa de diálogo da etapa anterior. As configurações atuais permanecem alteradas. Esse botão só estará ativo a partir da página dois.

Opções

Clique no botão Opções para expandir a caixa de diálogo e mostrar mais opções. Clique novamente para restaurar a caixa de diálogo original.

Consulte também as seguintes funções:

A pesquisa permite expressões regulares. Você pode digitar "all.*", por exemplo, para localizar a primeira ocorrência de "all" seguida de outros caracteres. Caso deseje buscar um texto que seja também uma expressão regular, será necessário preceder todos os caracteres com um caractere \. É possível ativar e desativar a avaliação automática de expressões regulares em - LibreOffice Calc - Calcular.

Se ocorrer um erro, a função devolve um valor lógico ou numérico.

(Este comando só está disponível no menu de contexto.)

Se clicar duas vezes na ferramenta, pode utilizá-la para várias tarefas. Se invocar a ferramenta com um clique, esta voltará para a última seleção ao completar a tarefa.

Pressione Shift+F1 e aponte para um controle para saber mais detalhes.

Botões da caixa de diálogo de Opções

OK

Salva as alterações na página e fecha a caixa de diálogo de Opções.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo Opções e descarta todas as alterações feitas.

Redefinir

Redefine as alterações feitas na aba ativa para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

Ícone Aviso

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.