Recursos do LibreOffice Draw

O LibreOffice Draw permite criar desenhos simples e complexos e exportá-los em diversos formatos de imagem comuns. Você também pode inserir nos seus desenhos tabelas, gráficos, fórmulas e outros itens criados em programas do LibreOffice.

Gráficos vetoriais

O LibreOffice Draw cria gráficos vetoriais usando linhas e curvas definidas por vetores matemáticos. Os vetores descrevem linhas, elipses e polígonos, de acordo com a geometria de cada forma.

Criar objetos 3D

No LibreOffice Draw, você pode criar objetos 3D simples (cubos, esferas e cilindros, por exemplo), bem como modificar a fonte de luz desses objetos.

Grades e guias

As grades e guias fornecem um auxílio visual para ajudá-lo a alinhar objetos no desenho. Você também pode alinhar um objeto a uma linha de grade, a uma guia ou à borda de outro objeto.

Conectar objetos para mostrar relações

Para mostrar a relação entre objetos, você pode conectá-los no LibreOffice Draw utilizando linhas especiais chamadas "conectores". Essas linhas se anexam aos pontos de colagem em objetos de desenho e permanecem unidas durante o deslocamento dos objetos conectados. Conectores são úteis para a criação de organogramas e diagramas técnicos.

Exibir cotas

Diagramas técnicos frequentemente mostram as medidas dos objetos do desenho. No LibreOffice Draw, você pode utilizar linhas de cota para calcular e exibir medidas lineares.

Galeria

A Galeria contém imagens, animações, sons e outros itens que você pode inserir e utilizar em desenhos e em outros programas do LibreOffice.

Formatos de arquivos gráficos

O LibreOffice Draw pode exportar para um grande número de formatos de arquivos gráficos usuais, como BMP, GIF, JPG e PNG.