Gráficos do tipo Cotações

Na primeira página do Assistente de gráfico você pode escolher um tipo de gráfico.

Para acessar este comando...

Selecione Inserir – Gráfico...

Icon

Inserir Gráfico


Cotações

Um gráfico de cotações ilustra a tendência do mercado dada pelo preço de abertura, preço de mínima, preço de máxima e preço de fechamento. O volume de transações também pode ser mostrado.

Para um gráfico de cotações, a ordem das séries de dados é importante. Os dados devem ser organizados como mostrado na tabela de exemplo abaixo.

A

B

C

D

E

F

1

Volume de transações

Preço na abertura

Baixa (preço inferior)

Alta (preço superior)

Preço de fechamento

2

Segunda-feira

2500

20

15

25

17

3

Terça-feira

3500

32

22

37

30

4

Quarta-feira

1000

15

15

17

17

5

Quinta-feira

2200

40

30

47

35

6

Sexta-feira

4600

27

20

32

31


Os valores de abertura, baixa, alta e fechamento de uma linha constroem juntos uma unidade de dados no gráfico. Uma série de dados de preço de cotações consiste em várias linhas que contém essas unidades de dados. A coluna que contém o volume de transações constrói uma segunda série de dados opcional.

Dependendo da variante escolhida, você não precisará de todas as colunas.

Variantes de gráfico de cotações

Escolha o tipo de gráfico de Cotações na primeira página do Assistente de gráfico. Em seguida selecione uma das quatro variantes.

Tipo 1

Com base na coluna de baixa e alta , o Tipo 1 mostra a distância entre o preço menor (baixa) e o preço maior (alta) por uma linha vertical.

Com base na coluna de baixa, alta e fechamento, o Tipo 1 mostra uma marca horizontal adicional para o preço de fechamento.

Tipo 2

Com base na coluna de abertura, baixa, alta e fechamento, o Tipo 2 gera o tradicional gráfico "castiçal". O Tipo 2 desenha a linha vertical entre o preço mínimo e máximo, e adiciona um retângulo na frente, que mostra o intervalo entre o preço de abertura e de fechamento. O LibreOffice utiliza cores diferentes de preenchimento para valores em alta (o preço de abertura é inferior ao preço de fechamento) e valores em baixa.

Tipo 3

Com base nas colunas de volume, baixa, alta e fechamento, o gráfico Tipo 3 desenha um gráfico como o Tipo 1, com barras adicionais para o volume de transações.

Tipo 4

Com base nas cinco colunas de dados volume, abertura, baixa, alta, e fechamento, o Tipo 4 combina um gráfico do Tipo 2 com um gráfico de colunas para o volume de transações.

Devido ao fato que a medição do volume de transações pode ser "unidades", introduz-se um segundo eixo y no gráfico do tipo 3 e do tipo 4. O eixo de preços será mostrado à direita e o eixo de volumes à esquerda.

Configurar a fonte de dados

Gráficos baseados em dados próprios

Para alterar a série de dados de um gráfico com seus próprios dados, escolha Tabela de dados do gráfico no menu Exibir ou no menu de contexto do gráfico no modo de edição.

Em uma tabela de dados de gráfico incorporada, as séries de dados são sempre organizadas em colunas.

Para um novo gráfico de cotações, primeiro utilize um gráfico de colunas. Adicione as colunas necessárias e insira os dados na ordem em que são mostrados no exemplo, omitindo quaisquer colunas que não precise para a variante desejada. Utilize Mover séries à direita para alterar a ordem da coluna. Agora utilize a caixa de diálogo Tipo de gráfico para alterar a variante do gráfico de cotações.

Se já houver um gráfico de cotações e desejar alterar a variante, primeiro altere o tipo de gráfico para um gráfico de colunas, adicione ou remova colunas para que se ajuste à variante e torne a alterar o tipo de gráfico para um gráfico de cotações.

Não escreva o nome de uma série de dados em uma linha. Escreva o nome no campo acima do nome de função.

A ordem das linhas determina como as categorias são dispostas no gráfico. Utilize Mover linhas abaixo para alterar a ordem.

Gráficos baseados nas tabelas do Calc ou Writer

Você pode escolher ou alterar um intervalo de dados na segunda página do Assistente de gráfico ou na caixa de diálogo Intervalo de dados. Para ajustar, utilize a caixa de diálogo Série de dados.

Para especificar um intervalo de dados, siga um destes procedimentos:

  1. Insira o intervalo de dados na caixa de texto.

    No Calc, um exemplo de intervalo de dados seria "$Planilha1.$B$3:$B$14". Observe que um intervalo de dados pode consistir em mais de uma região em uma planilha, por exemplo "$Planilha1.A1:A5;$Planilha1.D1:D5" é também um intervalo de dados válido. No Writer, um exemplo de intervalo de dados seria "Tabela1.A1:E4".

    Se a sintaxe não estiver correta, o LibreOffice mostrará o texto em vermelho.

  1. No Calc, clique em Selecionar intervalo de dados para minimizar a caixa de diálogo e arraste para selecionar o intervalo de dados. Ao soltar o mouse, os dados serão inseridos. Clique novamente em Selecionar intervalo de dados para adicionar um intervalo de dados. No campo de entrada da caixa de diálogo minimizada, clique depois da entrada e digite um ponto e vírgula. Em seguida arraste para selecionar o próximo intervalo.

Clique em uma das opções das séries de dados em linhas ou colunas.

Os dados do gráfico de cotações estão "em colunas", se as informações em uma linha pertencerem ao mesmo "castiçal".

Ajustar intervalos de dados de gráficos de cotações baseados em tabela

Você pode organizar séries de dados e editar a fonte para partes de séries de dados únicas na terceira página do Assistente de gráfico ou na página Série de dados, na caixa de diálogo Intervalo de dados.

Organizar séries de dados

Na área da série de dados do lado esquerdo da caixa de diálogo, você pode organizar as séries de dados do gráfico atual. Um gráfico de cotações tem ao menos uma série de dados contendo os preços. Pode haver uma segunda série de dados para o volume de transações.

Se houver mais de um a série de dados de preço, utilize as setas para cima e para baixo para ordená-las. A ordem determina a disposição das séries no gráfico. Faça o mesmo para a série de dados de volume. Você não pode trocar as séries de volume com as de preço.

Para remover uma série de dados, selecione a série na lista e clique em Remover.

Para adicionar uma série de dados, selecione uma das série de dados existentes e clique em Adicionar. Você obterá uma entrada vazia abaixo da selecionada, de mesmo tipo. Se você não tem série de dados de preço ou série de dados de volume, você deve primeiro selecionar um intervalo para estas séries na caixa de diálogo Intervalo de dados.

Configurar os intervalos de dados

Na caixa de diálogo Intervalo de dados você pode definir ou mudar o intervalo de dados de cada componente da série de dados selecionada.

Na lista superior, você verá o nome de função dos componentes e os valores atuais. Quando selecionar uma função, você poderá alterar o valor na caixa de texto abaixo da lista. O rótulo mostra a função selecionada.

Insira o intervalo na caixa de texto ou clique em Selecionar intervalos de dados para minimizar a caixa de diálogo e selecione o intervalo com o mouse.

Selecione Valores de abertura, Valores de fechamento, Valores de alta e Valores de baixa, em qualquer ordem. Especifique somente os intervalos para as funções de precisar para a variante escolhida do gráfico de cotações. Não é necessário que os intervalos estejam próximos uns dos outros na tabela.

Legenda

A legenda exibe os rótulos da primeira linha ou coluna, ou de um intervalo especial definido na caixa de diálogo da Série de dados. Se seu gráfico não contém rótulos, a legenda exibe textos tais como "Linha 1, Linha 2, ...", ou "Coluna A, Coluna B, ..." de acordo com o número da linha ou letra da coluna dos dados do gráfico.

A legenda mostra o valor do intervalo inserido no campo Intervalo para nome na caixa de diálogo Intervalo de dados. A entrada padrão é o cabeçalho da coluna de preço de fechamento.

Selecione uma das opções de posição. Quando o gráfico estiver concluído, você poderá especificar outras posições utilizando o menu Formatar.