Utilizar cenários

Um cenário do LibreOffice Calc é um conjunto de valores de células que pode ser usado nos seus cálculos. Você atribui um nome para cada cenário na sua planilha. Defina vários cenários na mesma planilha, cada um com alguns valores diferentes nas células. Então você pode facilmente mudar os conjuntos de valores de células pelos nomes e observar imediatamente os resultados. Cenários são ferramentas para testar respostas a perguntas do tipo "e-se?".

Criar seus próprios cenários

Para criar um cenário, selecione todas as células que fornecem os dados para o cenário.

  1. Selecione as células com valores que serão trocadas entre cenários. Para selecionar várias células, pressione a tecla ao clicar em cada célula.

  2. Escolha Ferramentas - Cenários. A caixa de diálogo Criar Cenário aparece.

  3. Insira um nome para o novo cenário e deixe os outros campos inalterados com seus valores padrão. Feche a caixa de diálogo com OK. O novo cenário será automaticamente ativado.

Utilizar cenários

Os cenários também podem ser selecionados no Navegador:

  1. Abra o Navegador com o ícone Navegador Ícone do Navegador na barra de ferramentas padrão.

  2. Clique no ícone Cenários ícone Cenários no Navegador.

No Navegador, é possível ver os cenários definidos com os comentários que foram inseridos quando os mesmos foram criados.

Ícone Nota

Se você quiser saber que valores no cenário afetam outros valores, selecione Ferramentas - Detetive - Rastrear dependentes. Você verá setas nas células que dependem diretamente da célula atual.