Inserir fórmulas

Você pode inserir fórmulas de várias maneiras: utilizando ícones, digitando no teclado ou com uma combinação dos dois métodos.

  1. Clique na célula em que deseja inserir a fórmula.

  2. Clique no ícone Função na barra de fórmulas.

    Você verá agora um sinal de igual na linha de entrada e poderá começar a inserir a fórmula.

  3. Depois que inserir os valores necessários, pressione Enter ou clique em Aceitar para inserir o resultado na célula ativa. Para limpar a entrada na linha de entrada, pressione Esc ou clique em Cancelar.

Você também pode inserir os valores e as fórmulas diretamente nas células, mesmo que um cursor de entrada não possa ser visto. As fórmulas devem sempre começar com sinais de igual.

Você também pode pressionar as teclas + ou - no teclado numérico para iniciar uma fórmula. O NumLock deve estar "ativado". Por exemplo, pressione as teclas seguintes sucessivamente:

+ 5 0 - 8 Enter

Você terá o resultado 42 na célula. A célula contém a fórmula =+50-8.

Ícone Nota

Se estiver editando fórmulas com referências, as referências e as células associadas serão realçadas com a mesma cor. Você pode agora redimensionar a borda de referência utilizando o mouse, que a referência na fórmula exibida na linha de entrada também mudará. Mostrar referências com cores pode ser desativado em - LibreOffice Calc - Exibir.


Ícone Dica

Se desejar visualizar o cálculo de elementos individuais de uma fórmula, selecione os respectivos elementos e pressione F9. Por exemplo, na fórmula =SOMA(A1:B12)*SOMA(C1:D12), selecione a seção SOMA(C1:D12) e pressione F9 para visualizar o subtotal dessa área.


Se ocorrer um erro durante a criação da fórmula, uma mensagem de erro aparecerá na célula ativa.