Proteger células contra alterações

No LibreOffice Calc você pode proteger planilhas e o documento como um todo. Escolha se as células devem ser protegidas contra alterações acidentais, se podem ser exibidas no Calc, se são visíveis ou se podem ser impressas.

A proteção pode ser feita por meio de uma senha, mas não é obrigatório. Se você atribuiu uma senha, a proteção só pode ser removida quando a senha correta for inserida.

Note que a proteção de células para células com o atributo Protegida só será efetiva quando você proteger a planilha inteira. Na condição padrão, toda célula possui o atributo Protegida. Portanto, você deve remover o atributo seletivamente para àquelas células em que o usuário está autorizado a fazer alterações. Você pode então proteger a planilha inteira e salvar o documento.

Ícone Aviso

Esses recursos de proteção são apenas chaves para prevenir uma ação acidental. Esses recursos não se destinam a prover qualquer proteção segura. Por exemplo, ao exportar uma planilha em outro formato de arquivo, um usuário pode ser capaz de contornar os recursos de proteção. Há somente uma proteção segura: a senha colocada ao salvar o arquivo OpenDocument. Um arquivo que foi salvo com uma senha só pode ser aberto com a mesma senha.


  1. Selecione as células para as quais deseja especificar a proteção.

  2. Escolha Formatar - Células e clique na guia Proteção de célula.

  3. Selecione as opções de proteção desejadas. Todas as opções serão aplicadas somente após proteger a planilha no menu Ferramentas - Veja abaixo.

    Desmarque Protegida para permitir ao usuário alterar as células atualmente selecionadas.

    Selecione Protegida para impedir alterações no conteúdo e no formato de uma célula.

    Selecione Ocultar fórmula para ocultar e proteger as fórmulas contra alterações.

    Selecione Ocultar ao imprimir para ocultar as células protegidas no documento impresso. As células não estão ocultas na tela.

  4. Clique em OK.

  5. Aplique as opções de proteção.

    Para proteger células de forma que não sejam alteradas, visualizadas ou impressas conforme com as configurações na caixa de diálogo Formatar → Células…, escolha Ferramentas → Proteger Planilha….

    Para evitar que a estrutura do documento seja alterada, como por exemplo a contagem, os nomes e a ordem das planilhas, escolha Ferramentas → Proteger documento….

  6. (Opcional) Digite uma senha.

    Ícone Aviso

    Se você esquecer a senha, não será possível desativar a proteção. Se desejar somente proteger as células contra alterações acidentais, ative a proteção da planilha, mas não digite nenhuma senha.


  7. Clique em OK.