Desativar alterações automáticas

Normalmente, o LibreOffice corrige automaticamente muitos erros comuns de digitação e aplica a formatação ao digitar. É possível desfazer imediatamente qualquer alteração automática com o +Z.

O procedimento a seguir mostra como desativar e reativar as alterações automáticas no LibreOffice Calc:

Autocompletar texto ou número

Ao entrar dados em uma célula, o LibreOffice Calc automaticamente sugere a entrada correspondente encontrada na mesma coluna. Essa função é conhecida como Autoentrada.

Para ativar ou desativar a Autoentrada, defina ou remova a marca de seleção na frente de Ferramentas - Autoentrada.

Conversão automática para formato de data

O LibreOffice Calc converte automaticamente determinadas entradas em datas. Por exemplo, a entrada 1.1 pode ser interpretada como 1 de janeiro do ano atual, de acordo com as configurações de localidade de seu sistema operacional, e exibidas de acordo com o formato de data aplicado à célula.

Para assegurar que a entrada será interpretada como texto, adicione uma apóstrofe no início da entrada. A apóstrofe não será exibida na célula.

Aspas substituídas por aspas personalizadas

Escolha Ferramentas - Opções da autocorreção. Vá para a guia Opções do local e desmarque Substituir.

O conteúdo da célula sempre começa com maiúsculas

Escolha Ferramentas - Opções da autocorreção. Acione a guia Opções. Desmarque Primeira letra de cada frase em maiúsculas.

Substituir uma palavra por outra palavra

Escolha Ferramentas - Opções da autocorreção. Clique na guia Substituir. Selecione o par de palavras e clique em Excluir.