Assistente de funções

Abre o Assistente de funções, que ajuda a criar fórmulas de modo interativo. Antes de iniciar o Assistente, selecione a célula ou o intervalo de células da planilha atual, a fim de determinar a posição na qual a fórmula será inserida.

Para acessar este comando...

Escolha Inserir - Função.

+F2

Na Barra de fórmulas, clique em

Ícone

Assistente de Funções


Ícone Nota

Você pode baixar as especificações completas do ODFF (OpenDocument Format Formula) na página do OASIS.


O Assistente de funções possui duas guias: a guia Funções é usada para criar fórmulas e a guia Estrutura é usada para verificar a construção da fórmula.

Guia Funções

Pesquisar

Pesquisar por uma parte do nome da função.

Categoria

Lista todas as categorias atribuídas às funções. Selecione uma categoria para exibir as funções apropriadas no campo de lista abaixo. Selecione "Todas" para exibir todas as funções em ordem alfabética, independentemente da categoria. "Última utilização" lista as funções usadas recentemente.

Você pode navegar na lista de Categorias e Funções

Função

Exibe as funções encontradas na categoria selecionada. Clique duas vezes para selecionar a função. Um clique simples exibe a descrição resumida da função.

Matriz

Especifica que a função selecionada será inserida no intervalo de células selecionado como uma fórmula de matriz. Fórmulas de matriz operam em várias células. Cada célula na matriz contém a fórmula, não como uma cópia, mas como uma fórmula comum compartilhada por todas as células da matriz.

A opção Matriz é idêntica ao comando +Shift+Enter, utilizado para inserir e confirmar fórmulas na planilha: A fórmula é inserida como uma fórmula de matriz indicada por duas chaves { }.

Ícone Nota

O tamanho máximo do intervalo de uma matriz é 128 por 128 células.


Campos de entrada de argumentos

Ao clicar duas vezes em uma função, o(s) campo(s) de entrada de argumento(s) aparecem do lado direito da caixa de diálogo. Para selecionar uma referência de célula como um argumento, clique diretamente na célula ou mantenha pressionado o botão do mouse enquanto arrasta o intervalo desejado da planilha. Você também pode inserir valores numéricos e outros valores ou referências, diretamente nos campos correspondentes da caixa de diálogo. Ao utilizar entradas de data, certifique-se de que esteja utilizando o formato correto. Clique em OK para inserir o resultado na planilha.

Encolher / Maximizar

Clique no ícone Encolher para reduzir a caixa de diálogo ao tamanho do campo de entrada. Com isso, será mais fácil marcar a referência desejada na planilha. Os ícones serão convertidos automaticamente no ícone Maximizar. Clique nele para restaurar o tamanho original da caixa de diálogo.

A caixa de diálogo será automaticamente minimizada quando você clicar com um mouse em uma planilha. Assim que você soltar o botão do mouse, a caixa de diálogo será restaurada e o intervalo definido com o mouse será realçado no documento por uma moldura azul.

Ícone

Encolher

Ícone

Maximizar

Resultado da função

Assim que você inserir os argumentos da função, o resultado será calculado. Esta visualização informa se o cálculo pode ser realizado com os argumentos inseridos. Se os argumentos resultarem em um erro, será exibido o código de erro correspondente.

Os argumentos de entrada necessários estão indicados com o nome em negrito.

f(x) (dependendo da função selecionada)

Permite acessar um nível subordinado do Assistente de funções de modo a inserir uma função aninhada dentro da função, em vez de um valor ou uma referência.

Argumento/Parâmetro/Referência de Célula (dependendo da função selecionada)

O número de campos de texto visíveis depende da função. Insira os argumentos diretamente no campo de argumentos ou clique em uma célula na tabela.

Resultado

Exibe o resultado do cálculo ou uma mensagem de erro.

Fórmula

Exibe a fórmula criada. Digite suas entradas diretamente ou crie uma fórmula com a ajuda do Assistente.

Voltar

Move o foco de volta através dos componentes da fórmula, marcando-os como ele faz isso.

Ícone Dica

Para selecionar uma única função de uma fórmula complexa que consiste em várias funções, clique duas vezes na função, na janela de fórmula.


Próximo

Move para a frente através dos componentes da fórmula na janela de fórmulas. Esse botão também pode ser usado para atribuir funções à fórmula. Se você selecionar uma função e clicar no botão Avançar, a seleção é exibida na janela de fórmulas.

Ícone Dica

Clique duas vezes em uma função da janela de seleção para transferi-la para a janela de fórmula.


OK

Termina o Assistente de função, e transfere a formula para a célula selecionada.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo sem implementar a formula.

Guia Estrutura

Nesta página, você pode ver a estrutura da função.

Ícone Nota

Se você iniciar o Assistente de funções quando o cursor estiver posicionado em uma célula que já contém uma função, a guia Estrutura será aberta e mostrará a composição da fórmula atual.


Estrutura

Exibe uma representação hierárquica da função atual. Você pode ocultar ou mostrar os argumentos clicando no sinal de adição ou subtração em frente.

Ícone Nota

Os pontos azuis denotam corretamente os argumentos inseridos. Os pontos vermelhos indicam tipos de dados incorretos. Por exemplo: se a função SOMA tiver um argumento inserido na forma de texto, ele será realçado em vermelho, pois a função SOMA permite apenas entradas numéricas.