Trabalhar com macros de VBA

O Visual Basic for Applications (VBA) é uma implementação do Microsoft's Visual Basic contido nas aplicações do Microsoft Office.

O suporte para VBA não está completo, mas abrange uma grande parte dos padrões comuns de uso. A maioria das macros usa um subconjunto gerenciável de objetos na API do Excel (como o intervalo, planilha, pasta de trabalho, etc.) e o suporte inclui esses objetos e o método / propriedades mais utilizados desses objetos.

Carregando documentos do Microsoft Office com macros VBA executáveis

Escolha -Carregar/Salvar - Propriedades VBA e marque a caixa de seleção Código executável. Então carregue ou abra seu documento.

Código executável

O código VBA (Visual Basic for Applications) será carregado pronto para ser executado. Se esta caixa de seleção não estiver marcada, o código VBA será comentado de forma a poder ser inspecionado, porém ele não executará.

Ícone Dica

Após carregar o código VBA, o LibreOffice insere a instrução Option VBASupport 1 em todos os módulos para ativar o suporte limitado para instruções, funções e objetos VBA. Veja a instrução Option VBASupport Statement para mais informações.


Executar Macros VBA

Execute as macros VBA da mesma forma que as macros Basic do LibreOffice.

Ícone Aviso

Uma vez que o suporte para o VBA não está completo, talvez você precise editar o código VBA e completar o suporte faltante com objetos, declarações e funções Basic do LibreOffice.


Editando Macros VBA

Macros VBA podem ser editadas no LibreOffice IDE do Basic.