Fundamentos

Esta seção fornece os fundamentos para se trabalhar com o LibreOffice Basic.

O código do LibreOffice Basic é baseado em sub-rotinas e funções especificadas dentro das seções sub...end sub e function...end function. Cada Sub ou Function pode chamar todas as outras Subs e Functions. Se você tiver o cuidado de criar um código genérico para uma Sub ou Function, provavelmente poderá reutilizá-lo em outros programas. Consulte também Procedimentos e Funções.

Ícone Nota

Algumas restrições se aplicam para os nomes de suas variáveis públicas, subs e functions. Você não deve utilizar o mesmo nome que os de módulos da mesma biblioteca.


O que é uma Sub?

Sub é a forma abreviada de sub-rotina, que é usada para manipular uma tarefa específica dentro de um programa. Sub-rotinas são usadas para dividir uma tarefa em procedimentos individuais. Dividir um programa em procedimentos e sub-rotinas melhora a legibilidade e reduz a possibilidade de erros. Uma sub-rotina pode receber alguns argumentos como parâmetros, mas não retorna nenhum valor à sub-rotina ou função que a chamou, por exemplo:

FacaAlgumaCoisaComOsValores(MeuPrimeiroValor,MeuSegundoValor)

O que é uma Function?

Uma Function é, essencialmente, uma sub que retorna um valor. Você pode usar uma Function (função) no lado direito da declaração de uma variável ou em outros locais onde normalmente usaria valores, por exemplo:

MeuSegundoValor = minhaFunção(MeuPrimeiroValor)

Variáveis globais e locais

As variáveis globais são válidas para todas as subs e funções dentro de um módulo. Elas são declaradas no início de um módulo, antes que a primeira sub ou função inicie.

As variáveis que você declarar dentro de uma sub ou função serão válidas somente dentro dessa sub ou função. Essas variáveis substituem as variáveis globais e locais que tenham o mesmo nome e que sejam provenientes de subs ou funções superiores.

Estruturar

Depois de separar seu programa em procedimentos e funções (Subs e Functions), você pode salvá-los como arquivos para reutilizá-los em outros projetos. O LibreOffice Basic oferece suporte a Módulos e Bibliotecas. As subs e as funções estão sempre contidas em módulos. Você pode definir os módulos como globais ou como parte de um documento. É possível combinar vários módulos em uma biblioteca.

Você pode copiar ou mover subs, funções, módulos e bibliotecas de um arquivo para outro, usando a caixa de diálogo Macro.