Warning: This Help page is relevant to LibreOffice up to version 6.0.
For updated Help pages, visit https://help.libreoffice.org.

Calcular

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Estabelece as definições de cálculo para folhas de cálculo. Define o comportamento das folhas de cálculo com referências circulares, as definições de hora, o número de casas decimais e se a utilização de letra maiúscula ou minúscula deve ser tomada em consideração ao procurar dentro das folhas.

Abra um documento de folha de cálculo, escolha Ferramentas - Opções - LibreOffice Calc - Calcular

Referências iterativas

Nesta secção pode delimitar o número de passos de aproximação tomados durante os cálculos circulares. Para além disso, é possível especificar o grau de precisão da resposta.

Iterações

Especifica se as fórmulas com referências circulares (fórmulas que são continuamente repetidas até que o problema seja resolvido) são calculadas após um número específico de repetições. Se a caixa Iterações não estiver assinalada, uma referência circular existente na tabela provocará uma mensagem de erro.

Exemplo: calcular o custo de um item sem o imposto de IVA.

  1. Introduza o texto 'Preço de venda' na célula A5, e o texto 'Líquido' na célula A6, e o texto 'IVA' na célula A7.
  2. Em seguida introduza um preço de venda (por exemplo, 100) na célula B5. O preço líquido deverá ser apresentado na célula B6 e o imposto de IVA na célula B7.
  3. Você sabe que o valor de IVA é calculado ao 'multiplicar o preço líquido por 15%' e que se chega ao preço líquido deduzindo o valor de IVA ao preço de venda. Introduza a fórmula =B5-B7 em B6 para calcular o preço líquido e introduza a fórmula =B6*0.15 na célula B7 para calcular o valor de IVA.
  4. Ative as iterações para as fórmulas serem calculadas corretamente. De outra maneira, será apresentada uma mensagem de erro de 'Referência circular' na barra de estado.
A B
5 Preço de venda 100
6 Rede =B5-B7
7 Imposto =B6*0,15

Etapas

Define o numero máximo de passos de iteração.

Alteração mínima

Especifica a diferença entre os resultados de dois passos de iteração consecutivos. Se o resultado da iteração for inferior ao valor de alteração mínimo, a iteração irá parar.

Data

Selecione a data de início para a conversão interna de dias para números.

30/12/1899 (padrão)

Define 12/30/1899 como o dia zero.

01/01/1900 (StarCalc 1.0)

Define 1/1/1900 como o dia zero. Utilize esta definição para folhas de cálculo do StarCalc 1.0 que contenham entradas de datas.

01/01/1904

Define 1/1/1904 como o dia zero. Utilize esta definição para folhas de cálculo importadas num formato diferente.

Diferenciar maiúsculas de minúsculas

Especifica se deve ser feita a distinção entre letra maiúscula e minúscula nos textos ao fazer a comparação entre o conteúdo de células.

Exemplo: introduza o texto 'Teste' na célula A1; e o texto 'teste' na B1. Em seguida, introduza a fórmula "=A1=B1" na célula C1. Se a caixa Diferenciar maiúsculas de minúsculas estiver marcada, aparecerá FALSO na célula; de outro modo, aparecerá VERDADEIRO na célula.

Note.png A função de texto EXATO é sempre sensível a maiúsculas e minúsculas, independentemente das definições estabelecidas nesta caixa de diálogo.

Precisão como mostrada

Especifica se os cálculos devem ser feitos utilizando os valores arredondados apresentados na folha. Os gráficos serão visualizados contendo os valores apresentados. Se a opção Calcular com base na precisão mostrada não estiver marcada, os números visualizados são arredondados, mas são calculados internamente utilizando o número na forma não arredondada.

Os critérios de procura = e <> têm de ser aplicados a células completas

Especifica que os critérios de procura definidos para as funções da base de dados do Calc devem corresponder exatamente à totalidade da célula. Quando a caixa Critérios de procura = e <> devem ser aplicados à totalidade das células está marcada, o LibreOffice Calc revela um comportamento idêntico ao MS Excel quando procura células nas funções de base de dados.

.* na posição seguinte: Resultado da procura:
win Encontra win, mas não win95, os2win, ou upwind
win.* Encontra win e win95, mas não os2win ou upwind
.*win Encontra win e os2win, mas não win95 ou upwind
.*win.* Encontra win, win95, os2win, e upwind

Se os Critérios de procura = e <> devem ser aplicados às células inteiras não estiverem ativos, o padrão de procura "win" tem o mesmo desempenho que ".*win.*". O padrão de procura pode encontrar-se em qualquer posição na célula quando é efetuada uma procura com as funções de base de dados do Calc.

Ativar expressões regulares nas fórmulas

Especifica que as expressões regulares são ativadas ao procurar, e também para comparações de cadeias de caracteres.When in Calc: Esta função está relacionada com as funções de base de dados e com o PROCV, PROCH e PROCURAR.

Localizar automaticamente etiquetas de coluna e de linha

Especifica que é possível utilizar o texto em qualquer célula como um título para a coluna por baixo do texto ou para a linha à direita do texto. O texto tem de consistir pelo menos numa palavra e não deve conter nenhuns operadores.

Exemplo: a célula E5 contém o texto "Europa". Em baixo, na célula E6, encontra-se o valor 100 e na célula E7 o valor 200. Se a caixa Localizar automaticamente etiquetas de coluna e de linha estiver marcada, é possível introduzir a seguinte fórmula na célula A1:=SOMA(Europa).

Limitar decimais para o formato numérico geral

Pode especificar o número máximo de casas decimais mostradas por defeito nas células com o formato de número geral. Se desativado, as células com o formato de número geral mostram tantas casas decimais quantas a largura da coluna permite.

Casas decimais

Especifica o número de casas decimais dos números com o formato Padrão. Os números serão exibidos com arredondamento, mas não serão guardados dessa forma.