Warning: This Help page is relevant to LibreOffice up to version 6.0.
For updated Help pages, visit https://help.libreoffice.org.

Instrução Print [Runtime]

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Direciona a saída dos strings ou das expressões numéricas especificadas para um diálogo ou arquivo.

Sintaxe:

Print [#FileName,] Expression1[{;|,} [Spc(Number As Integer);] [Tab(pos As Integer);] [Expression2[...]]

Parâmetro:

FileName: qualquer expressão numérica que contenha o número do arquivo que foi definido pela instrução Abrir para o respectivo arquivo.

Expression: Qualquer expressão numérica ou de cadeia de caracteres a ser impressa. No caso de múltiplas expressões, é possível separá-las por ponto-e-vírgula. Se forem separadas por uma vírgula, as expressões serão recuadas até a próxima parada de tabulação. As paradas de tabulação não podem ser ajustadas.

Number: Número de espaços a serem inseridos pela função Spc.

Pos: Os espaços são inseridos até a posição especificada.

Caso haja um ponto-e-vírgula ou uma vírgula depois da última expressão a ser impressa, o LibreOffice Basic armazenará o texto em um buffer interno e continuará a execução do programa sem imprimir. Quando encontrar outra instrução Print sem ponto-e-vírgula ou vírgula no final, o programa imprimirá todo o texto de uma vez.

As expressões numéricas positivas são impressas com um espaço à esquerda. As expressões negativas são impressas com um sinal de subtração à esquerda. Se o tamanho de um intervalo não for suficiente para valores de ponto flutuante, a expressão numérica correspondente será impressa em notação exponencial.

Se a expressão a ser impressa exceder um tamanho determinado na tela, ela será quebrada automaticamente na próxima linha.

Note.png Você pode inserir a função Tab entre ponto-e-vírgulas, entre os argumentos para recuar a saída até uma posição específica, ou pode usar a função Spc para inserir um número especificado de espaços.

Exemplo:

Sub ExamplePrint

Print "ABC"

Print "ABC","123"

i = FreeFile()

Abre o arquivo de saída "~/temp.txt" com nome i

Print #i, "ABC"

Close #i

end Sub