Utilizar o autotexto

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

O LibreOffice Writer permite armazenar textos (inclusive que contenham figuras, tabelas e campos) como autotexto, de modo que se possa rapidamente inseri-los mais tarde. Se desejar, você também pode armazenar texto formatado.

Para criar uma entrada de Autotexto

  1. Selecione o texto, o texto com figuras, a tabela ou o campo que você deseja salvar como entrada de autotexto. Uma figura pode ser armazenada somente se estiver ancorada como um caractere e estiver precedida e seguida de, pelo menos, um caractere de texto.
  2. Selecione Editar - Autotexto.
  3. Selecione a categoria em que deseja armazenar o autotexto.
  4. Digite um nome com mais de quatro caracteres. Isso lhe permitirá usar a opção de Autotexto Exibir o restante do nome como sugestão durante a digitação. Se quiser, você pode modificar o atalho sugerido.
  5. Clique em Autotexto e, em seguida, escolha Novo.
  6. Clique no botão Fechar.

Para inserir uma entrada de Autotexto

  1. Clique no documento em que deseja inserir uma entrada de Autotexto.
  2. Escolha Editar - Autotexto.
  3. Selecione o autotexto desejado e clique em Inserir.

Você também pode digitar o atalho para uma entrada de autotexto e, em seguida pressionar F3. Se preferir, pode clicar na seta ao lado do ícone Autotexto na barra Inserir e, em seguida, escolher uma entrada de autotexto.

Tip.png Para inserir rapidamente uma fórmula do LibreOffice Math, digite fn e pressione F3. Se você inserir mais de uma fórmula, as fórmulas serão numeradas em sequência. Para inserir um texto fictício, digite tp e pressione F3.

Para imprimir uma lista de entradas de Autotexto

  1. Escolha Ferramentas - Macros - Organizar macros - LibreOffice Basic.
  2. Na lista Macro de, clique duas vezes em "Macros do LibreOffice - Gimmicks".
  3. Selecione "Autotexto" e clique em Executar. Será gerada uma lista das entradas atuais de Autotexto em um documento de texto separado.
  4. Escolha Arquivo - Imprimir.

Utilizar Autotexto em instalações de rede

Você pode armazenar entradas de autotexto em diferentes diretórios de uma rede.

Por exemplo, você pode armazenar entradas de autotexto "somente leitura" para a sua empresa em um servidor central e entradas de autotexto definidas pelo usuário em um diretório local.

Os caminhos para os diretórios de autotexto podem ser editados na configuração.

Dois diretórios são listados aqui. A primeira entrada está na instalação do servidor e a segunda, no diretório do usuário. Caso existam duas entradas de autotexto com o mesmo nome em dois diretórios, a entrada do diretório do usuário será utilizada.


Related Topics

Editar - Autotexto

Completar palavra