Utilizar variáveis

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

O texto que se segue descreve a utilização básica de variáveis no LibreOffice Basic.

Convenções de nomenclatura para identificadores de variáveis

O nome de uma variável pode ter um máximo de 255 caracteres. O primeiro carácter do nome de uma variável terá de ser uma letra de A-Z ou a-z. Também se podem utilizar números no nome de uma variável, mas sinais de pontuação e caracteres especiais não são permitidos, à excepção do traço de sublinhado ("_"). No LibreOffice Basic os identificadores variáveis não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Os nomes das variáveis podem conter espaços mas, nesse caso, têm de estar entre parênteses rectos.

Exemplos de identificadores de variáveis:

MyNumber=5 Correcto
MyNumber5=15 Correcto
MyNumber_5=20 Correcto
My Number=20 O nome não é válido, a variável com espaço tem de estar entre parênteses rectos
[My Number]=12 Correcto
DéjàVu=25 O nome não é válido, os caracteres especiais não são permitidos
5MyNumber=12 O nome não é válido, a variável não pode começar com um número
Number,Mine=12 O nome não é válido, os sinais de pontuação não são permitidos

Declarar variáveis

No LibreOffice Basic não é necessário declarar variáveis explicitamente. Uma declaração de variável pode ser executada com a instrução Dim. Pode declarar mais do que uma variável de cada vez separando os nomes com uma vírgula. Para definir o tipo de variável, utilize um sinal de declaração de tipo depois do nome ou a palavra-chave adequada.

Exemplos de declarações de variáveis:

Excluir a$ Define a variável "a" como Cadeia
DIM a As String Define a variável "a" como Cadeia
DIM a$, b As Integer Define uma variável como uma Cadeia e outra como um Número inteiro
DIM c Como booleana Declara c como uma variável bolenana que pode ser VERDADEIRA ou FALSA

Quando se declara variáveis é muito importante que se utilize sempre o carácter de declaração de tipo, mesmo se tiver sido utilizado na declaração no lugar de uma palavra-chave. Assim, as seguintes instruções são inválidas:

Excluir a$ Define "a" como uma Cadeia de texto
a="Cadeia de texto" Declaração de tipo ausente: "a$="
Warning.png Assim que tiver declarado uma variável como um certo tipo, não pode declará-la novamente com o mesmo nome e com um tipo diferente!

Forçar declarações de variáveis

Para forçar a declaração de variáveis, utilize o seguinte comando:

OPTION EXPLICIT

A instrução Option Explicit terá de ser a primeira linha do módulo, antes da primeira SUB. Normalmente, só as matrizes precisam de ser declaradas de forma explícita. Todas as restantes variáveis são declaradas de acordo com o carácter de declaração de tipo ou, caso este esteja omisso, como o tipo predefinido Simples.

Tipos de variáveis

LibreOffice Basic suporta quatro classes de variáveis:

  • As variáveis Numeric podem contar valores numéricos. Algumas variáveis são utilizadas para armazenar números grandes ou pequenos, enquanto que outras são utilizadas para vírgula flutuante ou números fraccionais.
  • As variáveis String contêm cadeias de caracteres.
  • As variáveis Booleanas contêm o valor TRUE ou o valor FALSE.
  • As variáveis deobjecto podem armazenar objectos de diversos tipos, tais como tabelas e documentos dentro de um documento.

Variáveis de números inteiros

As variáveis de números inteiros vão desde -32768 até 32767. Se atribuir um valor de vírgula flutuante a uma variável de números inteiros, as casas decimais são arredondadas para o próximo número inteiro. As variáveis de números inteiros são rapidamente calculadas através de procedimentos e são apropriadas para contagem de variáveis em ciclos. Uma variável de números inteiros só necessita de dois bytes de memória. "%" é o carácter de declaração de tipo.

Dim Variable%

Dim Variable As Integer

Variáveis de números inteiros longos

As variáveis de números inteiros longos vão desde -2147483648 até 2147483647. Se atribuir um valor de vírgula flutuante a uma variável de números inteiros longos, as casas decimais são arredondadas para o próximo número inteiro. As variáveis de números inteiros longos são rapidamente calculadas em procedimentos e são apropriadas para contagem de variáveis em ciclos para grandes valores. Uma variável de números inteiros longos necessita de 4 bytes de memória. "&" é o carácter de declaração de tipo.

Dim Variable&

Dim Variable as Long

Variáveis decimais

As variáveis decimais podem ter números positivos, negativos ou zero. A precisão é até um máximo de 29 dígitos.

Pode utilizar sinais de adição (+) ou subtracção (-) como prefixos para números decimais (com ou sem espaços).

Se um número decimal é atribuído a uma variável de número inteiro, o LibreOffice Basic arredonda o número por excesso ou por defeito.

Variáveis únicas

As variáveis individuais podem ter valores positivos ou negativos variando entre 3.402823 x 10E38 e 1.401298 x 10E-45. As variáveis individuais são variáveis de vírgula flutuante, nas quais a precisão decimal diminui à medida que a parte não decimal do número aumenta. As variáveis individuais são adequadas para cálculos matemáticos de média precisão. Os cálculos necessitam de mais tempo do que as variáveis de números inteiros, mas são mais rápidos do que os cálculos com variáveis duplas. Uma variável individual necessita de 4 bytes de memória. O carácter de declaração de tipo é "!".

Dim Variable!

Dim Variable as Single

Variáveis duplas

As variáveis duplas podem assumir valores positivos ou negativos entre 1.79769313486232 x 10E308 e 4.94065645841247 x 10E-324. As variáveis duplas são variáveis de vírgula flutuante, nas quais a precisão decimal diminui à medida que a parte não decimal do número aumenta. As variáveis duplas são adequadas para cálculos precisos. Os cálculos são mais demorados do que para variáveis únicas. Uma variável dupla necessita de 8 bytes de memória. O carácter de declaração de tipo é "#".

Dim Variable#

Dim Variable As Double

Variáveis de moeda

As variáveis de moeda são armazenadas internamente como números de 64 bits (8 Bytes) e apresentadas como um número decimal fixo com 15 casas não decimais e 4 decimais. Os valores vão desde -922337203685477.5808 até +922337203685477.5807. As variáveis de moeda são utilizadas para calcular os valores de moeda com grande precisão. O carácter de declaração de tipo é "@".

Dim Variable@

Dim Variable As Currency

Variáveis de cadeia

As variáveis em cadeia podem possuir cadeias de caracteres com um número máximo de 65.535. Todos os caracteres são armazenados de acordo com o valor Unicode correspondente. As variáveis em cadeia são adequadas para processamento de texto dentro de programas e para armazenar temporariamente algum carácter que não possa ser impresso até um máximo de 64 Kbytes. A memória necessária para armazenar variáveis em cadeia depende do número de caracteres na variável. O carácter de declaração de tipo é "$".

Dim Variable$

Dim Variable As String

Variáveis booleanas

As variáveis booleanas só armazenam um de dois valores: TRUE ou FALSE. Um número 0 é avaliado como FALSE, enquanto que qualquer outro valor é avaliado como TRUE.

Dim Variable As Boolean

Variáveis de data

As variáveis de data só podem conter valores de data e hora num formato interno. Os valores atribuídos às variáveis de data com Dateserial, Datevalue, Timeserial ou Timevalue são automaticamente convertidos para o formato interno. As variáveis de data são convertidas em números normais utilizando o Dia, Mês, Ano ou a função de Hora, Minuto, Segundo. O formato interno permite comparar os valores de data e hora calculando a diferença entre dois números. Estas variáveis só podem ser declaradas com a palavra-chave Data.

Dim Variable As Date

Valores de variáveis iniciais

Assim que a variável for definida, fica automaticamente definida com o valor "Nulo". Atenção às seguintes convenções:

As variáveis numéricas recebem automaticamente o valor "0" assim que são definidas.

As variáveis de data recebem o valor 0 internamente; o que é equivalente a converter o valor para "0" com a função Dia, Mês, Ano ou Hora, Minuto, Segundo.

As variáveis de cadeia recebem uma cadeia vazia ("") quando são definidas.

Matrizes

LibreOffice Basic reconhece matrizes uni ou multi-dimensionais, definidas por um tipo de variável especificado. As matrizes são adequadas para editar listas e tabelas em programas. É possível aceder aos elementos individuais de uma matriz através de um índice numérico.

As matrizes têm de ser declaradas com a instrução Dim. Há diversas formas de definir o intervalo de um índice numa matriz:

DIM text$(20) 21 elementos numerados de 0 a 20
DIM text$(5,4) 30 elementos (uma matriz de 6 x 5 elementos)
DIM text$(5 a 25) 21 elementos numerados de 5 a 25
DIM text$(-15 a 5) 21 elementos (incluindo o 0), numerados de -15 a 5

O intervalo do índice pode incluir tanto números positivos como negativos.

Constantes

As constantes têm um valor fixo. Só são definidas quando estiverem no programa e não podem ser redefinidas mais tarde:

CONST ConstName=Expression